immigrationAlgumas pessoas pensam que ter um filho canadense poderá lhes garantir o direito de ter residência permanente no Canadá. Portanto, esse artigo e dedicado a quem tem essa dúvida. Ao contrario dos USA e alguns outros países, ter filho canadense não garante á nenhum dos pais o direito de viver aqui permanentemente. Os casais que tem filhos nascidos no Canadá estão passíveis de serem deportados como qualquer outra pessoa indocumentada. A lei canadense apenas garante a essa criança o direito de cidadania canadense e como resultado, poderá retornar ao Canadá como um canadense a qualquer tempo.

Não há nenhum privilégio para quem tem filhos aqui em relação à imigração. Pensem duas vezes antes de colocar um filho no mundo pois isso não poderá ser usado como suporte em processo de imigração. Algumas pessoas estão no  Canadá para visitar, estudar, ou até trabalhar mas depois de um determinado tempo passam a serem indocumentados. O Canadá valoriza muito aquele imigrante que chega pelos processos adequados a cada categoria de imigração. A imigração indocumentada é muito arriscada.

Os riscos de ficar no país sem autorização são desde ser alvo de abusos até precisar de assistência médica e não ter recursos para isso por não ter o cartão de saúde do governo. Os abusos acontecem por parte de patrões, colegas, vizinhos e até de falsos amigos. Muitas das pessoas indocumentadas trabalham e não recebem o pagamento e nada podem fazer por não ter aonde e nem como reclamar. Essas pessoas passam a ser alvo de pessoas mesquinhas e infelizes que muitas vezes os denunciam pelo simples prazer de ver alguém sofrer ou por medo de concorrência. Essas pessoas indocumentadas vivem com medo de serem pegas pela polícia da imigração e passam a viver escondidas.

Entendemos a necessidade de cada um de buscar uma vida melhor para si e para sua família. Mas imigrar para ser indocumentado e ainda trazer família e uma loucura. E difícil matricular as crianças nas escolas, elas precisam de médicos e o custo de vida é alto no Canada. O dinheiro muitas vezes só dá para as despesas diárias. Uma pessoa indocumentada dificilmente encontrará emprego em sua área de especialização por não ter permissão de trabalho. Existem clínicas de saúde comunitárias, que fazem atendimento gratuito para quem não tem o cartão de saúde mas geralmente são serviços básicos, um tratamento mais caro e longo não será encontrado.

Ser pego pela polícia da imigração significa parar no presidio que não é nada parecido com um hotel, onde a comida é ruim e o tratamento o menos amigável possível. As vezes a pessoa fica presa por meses até que seja deportada. A consequência da deportação é nunca mais poder entrar no Canadá de novo. Pensem duas vezes antes de decidir a viver nesse país como um imigrante indocumentado, pesem os beneficios e as consequências para avaliar se vale mesmo a pena. Não se acomodem aqui apenas por estarem ganhando dinheiro (alguns que abrem empresas de limpeza ou construção), o clima do Canada é muito difícil e o trabalho nessas condições climáticas muito pesado. Algumas dessas pessoas que trabalham por conta própria perdem a saúde nesses trabalhos, adoecem, ficam impossibilitados de trabalhar nesse tipo de serviço e não teem assistência para sobreviver aqui por serem indocumentados. Existem casos de pessoas com mais de 20 anos de imigração indocumentada, que ficaram doentes e vivem do favor e caridade de outros por não terem sequer dinheiro para voltar, e que também não querem voltar, não apenas pela falta de dinheiro mas pela vergonha de retornar ao país de origem e as pessoas saberem que elas fracassaram.

Recomenda-se que aqueles que querem viver no Canada e que aqui estão mas de forma temporária, que planejem sua estada aqui. Renovem seus vistos enquanto lhes for permitido, façam trabalho voluntário, peçam uma carta de recomendação e se for preciso retornem ao seus países. Candidatem-se ao processo de imigração adequado a seus casos específico. Façam da estada de vocês algo bem produtivo, pensem no futuro e aproveitem as oportunidades que esse país oferece para quem estar documentado.

4 COMMENTS

  1. Boa noite.

    Tem como conseguir um visto de trabalho antes de ir para o Canadá? A pessoa em questão tem experiência 10 anos em Carpenter. Desde já agradeço sua atenção.

  2. Moro no Rio de Janeiro, tenho pós-graduação em Comunicação Empresarial, mas não possuo proficiência na língua inglesa. Gostaria de estudar e trabalhar no Canadá. O quê fazer para realizar o sonho da proficiência da língua inglesa e vivenciar uma outra cultura? Desde já agradeço pela atenção dispensada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here