Home Emprego

Emprego

Informação básica para recém-chegados ao Canada ou pessoas se preparando para vir, sobre como se preparar para procurar trabalho.

Vocês vão ouvir muito o termo Newcomer que é usado para descrever pessoas que estão pensando em vir para o Canadá, que estão em processo para vir, como também pessoas que chegaram recentemente ao país. Portanto, a informação fornecida aqui é destinada à essas pessoas que precisam um pouco mais de orientação sobre como começar a procurar trabalho.

É importante planejar antes de começar, um bom planejamento pode te levar longe e evitar que cometa pequenos erros que podem te fazer perder uma boa oportunidade de trabalho. De acordo com o guia para trabalhar no Canadá – Guide to Working in Canada www.workingincanada.gc.ca, você precisa responder as seguintes perguntas:

Como minha profissão é chamada no Canadá e como é descrita?

Quais são as perspectivas e oportunidades para minha profissão em diferentes localidades do Canadá?

ŸOnde eu poderia viver e trabalhar no Canadá?

ŸMinha profissão é regulamentada ou não-regulamentada?

Como eu procuro por empregos no Canadá?

O meu CV (résumé) está adequado aos empregadores canadenses?

ŸQuais são os documentos que devo trazer do Brasil?

ŸComo eu obtenho um cartão de seguro social – SIN Social Insurance Number, um cartão de saúde, e uma licença para dirigir?

ŸQual é a equivalência canadense para os meus diplomas?

ŸComo posso encontrar um trabalho de meio período ou voluntário?

ŸOnde posso melhorar meu inglês?

ŸOnde posso receber ajuda para encontrar trabalho no Canadá?

Essas perguntas serão parte de uma série que vou responder sobre como se preparar para encontrar trabalho no Canadá. Eu vou também dar endereços eletrônicos e telefones das intistuições onde podem ir para ter suas credencias avaliadas, para ter ajuda para desenvolver seus résumés, e também lugares onde te ajudam a se preparar para entrevistas de trabalho, que em minha opnião é a parte mais complicada.

Mercado de trabalho: É importante ter em mente que o Canadá tem 10 províncias e três territórios e que cada um deles tem seus próprios mercados de trabalho com padrões específicos, leis, requerimentos, oportunidades e condições de trabalho. Se você está planejando  imigrar para uma região específica você deve consultar a sessão de províncias e territórios do website www.goingtocanada.gc.ca.

Documentos sobre sua educação e experiência profissional: Enquanto se prepara para vir obtenha documentos que comprovem e descrevem sua educação e experiência profissional. Lugares que fazem avaliação de credenciais, corpos regulatórios de certas profissões, e empregadores podem lhe pedir os seguintes documentos:

Ÿ   *  Históricos escolares podendo ser de escola secundária, universidades ou curso profissionalizantes como o do SENAI por exemplo, incluíndo diplomas, certificados de participação, graduações e descrição dos cursos que atendeu;

Ÿ    * Documentos que descrevam sua experiência profissional, como anúncio de trabalho contendo a descrição das suas funções, cartas de referência de empregadores ou supervisores, e todo o treinamento que atendeu enquanto estava na sua função.

Obs: Traga o original dos seus documentos e algumas organizações do Canadá podem fazer esse pedido diretamente ao seu último empregador e isso pode demorar e lhe custar algum dinheiro, portanto esteja preparado e tenha com você o contato de quem vai dar referências sobre você.

Documentos para procurar trabalho: Aqui no Canadá um résumé e carta de apresentação são úteis quando você está procurando por trabalho. Você deve preparar estes documentos antes de você chegar ao país. Eu vou escrever em um dos artigos dessa série o que deve conter em um résumé.

Obs: Algumas organizações podem aceitar seus documentos traduzido por outras pessoas, ou por eles mesmos. Para evitar gastos desnecessários de dinheiro com uma tradução que pode não ser aceita, pergunte a organização em que você está se candidatando a uma vaga por uma lista de tradutores qualificados. Minha sugestão é que procurem os serviços de tradutores oficiais da ATIO, www.atio.on.ca – Associação de Tradutores e interpretes do Ontário. Tem uma portuguesa chamada Florinda Lages que não é careira. Lembre-se antes de traduzir,  saibam em qual língua inglesa ou francesa, deverá serem traduzido os documentos.

Documentos requeridos para se trabalhar no Canadá: A SIN – Social Insurance Number, número de seguro social. Este é um documento que contém 9 digitos emitido para uma única pessoa em um crtão plástico. Também um résumé e carta de apresentação – Cover Letter.

No mês que vem vou falar sobre profissões regulamentadas e as não-regulamentadas e sobre alguns dos corpos regulatórios de algumas delas. Parte da informação fornecida neste artigo foi retirada e traduzida do guia para trabalhar no Canadá. Guide to Working in Canada – www.workingincanada.gc.ca.

Benefícios do Trabalho Voluntário

Os benefícios do trabalho voluntário são muitos. Primeiro você se prepara para o mercado de trabalho, melhora seu inglês, recebe treinamento e para aqueles que recebem ajuda financeira do Ontario Works, trabalham um mínimo de duas horas por semana em organizações sem fins lucrativos, e recebem C$100.00 dólares de ajuda para transporte. Finalmente, através do trabalho voluntário você comprova experiência de trabalho canadense, tem oportunidade de se envolver e contribuir para sua comunidade, fazer amigos, e se fazer conhecido (network).

Nos escritórios do HRSDC (Human Resources and Skills Development Canada), você recebe assitência para encontrar cursos, colocação de trabalho e posições de trabalho voluntário relativas às suas habilidades e qualificações professionais. O website para maiores informações é www.hrsdc.gc.ca.

Para receber a ajuda de transporte do Ontario Works, você deve escolher e preencher o formulário para registrar como um trabalhador voluntário, pedir ao seu supervisor (volunteer coordinator) para enviar um fax ao gerente do seu caso, (OW case manager), informando que você é um voluntário da organização para que possa receber o vale transporte. Note que essa ajuda só pode ser recebida uma vez em um período de 12 meses.

Dicas de alguns lugares onde se pode encontrar um trabalho voluntário.

Organizações Contato Tipo de trabalho
CAIS – Centro de Adaptação e Integração Social Brasil-Canadá Info@caisbrasil.org 248 Ossington Avenue. Todas sexta-feiras. Encontros das 18:30 ás 20:30h
Parkdale Community Information Centre 416-393-7689 Shanelle Actividades para levantar fundos
Grace Hospital 416-925-2251
YMCA Canada email: services@ymca.ca Webmaster: webmaster@ymca.ca 42 Charles Street East 6th floor416-967-9622 Várias atividades relacionadas com saúde e bem-estar.
St. Josephs’s Health Centre 416-530-6000
Christie/Ossington Neighbourhood Centre 416-534-8941416-516-8642 Cozinhar para a residência masculina
Canadian Red CrossWebsite: www.redcross.ca 21 Randolph Avenue, Toronto416-480-2500 Contate o escritório mais próximo para saber das atividades disponíveis
The Laughlen Centre 416-597-0373 Acompanhar residentes em cadeiras de rodas, fazer visitas, levá-los para sair.
The Scott Mission 416-923-8872 Centro de distribuição de comida e roupas, idosos, serve refeições para pessoas sem casa e outros
St. Johns Rehabilitation Hospital 416-226-6780 ext.7022
Loyola Arrupe 416-766-7977 Local para idosos, trabalho voluntário perfeito para quem não fala bem o inglês
Habitat Toronto www.torontohabitat.on.ca38 St. Laurence St. Várias atividades
Yorktown Community Centre 416-394-2424 Ext. 26 Ana Maria Ajudar no programa para pais.
Four Villages Health Centre 416-604-3361 Christine
Libraries Toronto Public Library
Volunteer Etobicoke 416-236-0683
Light the Night Walkwww.lightthenight.ca Contate lara.panov@lls.org para ajudar com o planejamento da caminhada de 2011 Região do Ontário – TorontoNathan Phillips Square
Volunteer Torontowww.volunteertoronto.ca Para qualquer pessoa e em vários locais
Canadian Cancer Society“Latir pela vida” um evento com cães contra o câncer. Toronto@gmail.com contate para maiores detalhes
www.charityvillage.ca
Barbra Schliferwww.schiliferclinic.com Interpretes
West Toronto Services for seniors 80 Ward Street416-653-3535 Ajudar idosos, ideal para quem não fala inglês bem.

Para finalizar, existem várias igrejas, mesquitas, e outras organizações religiosas. A escolha do local de trabalho voluntário é pessoal e depende dos interesses pessoais de cada um. É preciso ter em mente que a melhor maneira de se conseguir trabalho no Canadá na área e organização de seus sonhos é começar voluntariando. O trabalho voluntário deve ser visto como um trabalho pago onde temos deveres e responsabilidades e é quando você pode mostrar ao mercado de trabalho qual o seu perfil profissional. Invista nisto com tudo, mostre pontualidade, respeito, e compromisso com o que você voluntariamente se ofereceu para fazer.

Como saber qual é sua profissão no Canadá

Vou informar um pouco para vocês hoje como sua profissão é chamada no Canadá, falar sobre os títulos profissionais e descrição de trabalho no Canadá. É importante que pesquisem sobre sua profissão pois isto irá ajudar a entender as oportunidades de trabalho e a encontrar a posição profissional que é adequada para suas qualificações.

Siga os seguintes passos antes de começar a procurar por trabalho no Canadá:

1. Identifique o nome de sua ocupação no Canadá:Títulos profissionais e descrição de trabalhos não são universais. Portanto, o nome que sua ocupação recebe no Brasil pode ser diferente do que é chamada no Canadá. No Canadá é usado o (NOC) National Occupational Classification, A Classificação Nacional de Ocupações é um sistema que classifica mais de dois milhões de profissões no mercado de trabalho canadense. Procure no website www.workingincanada.gc.ca e lá encontra no ícone de ferramentas uma ligação para o sistema do NOC, o sistema irá lhe dizer quais são as tarefas principais de sua função e quais as qualificações necessárias para ela.

2. Determine se sua ocupação é regulamentada ou não-regulamentada: No Canadá existe dois tipos de profissões, as regulamentadas requerem uma licença para exercer a profissão antes que comece a trabalhar. Já a não-regulamentadas é claro não precisam de licença.

No Canadá algumas províncias e territórios controlam o regulamento de algumas profissões o que não acontece em outras, por isso é importante pesquisar para saber qual área do Canadá pode ser mais atrativa para sua profissão.

As profissões não-regulamentadas no Canadá começam a nível de primeiro trabalho de uma pessoa até gerenciamento. A maioria dos trabalhos aqui não são regulamentados. O mercado de trabalho não-regulamentado é uma ótima oportunidade para começar sua carreira neste país.

3. Pesquise as oportunidades para sua ocupação em diferentes partes do Canadá: Devido ao fato de que cada província ou território tem autonomia para criar suas próprias leis de trabalho, regulamentações e estandartes, é importante que você saiba antes de vir onde no Canadá pode ser mais fácil de você encontrar emprego. Isso dependerá das necessidades de cada localidade.

Consulte a parte de informação sobre mercado de trabalho nas ferramentas do www.workingincanada.gc.ca/tool e lá encontrará ajuda para fazer uma decisão sobre seu futuro, você aprenderá:

  • Média do valor pela hora trabalhada em uma determinada ocupação em um determinado local e pode comparar com outras localidades;
  • Quais são as ocupações que estão precisando de pessoal;
  • Listas de potenciais empregadores;
  • Quais são as perspectivas para sua ocupação, e;
  • Quais as associações e uniões estão ligadas ao seu campo de trabalho.

4. Pesquise locais onde você poderia se estabelecer no Canadá. Vocês podem encontrar mais informação sobre as comunidades, na seção de províncias e territórios ou escolhendo um lugar para viver e trabalhar do website www.goingtocanada.gc.ca.

Onde procurar por trabalho: Anúncios podem ser encontrados em vários locais, desde a internet, quadro de avisos comunitários, feiras de trabalho até nos jornais.

  • Feira de trabalho é um evento onde empregadores se promovem e algumas vezes aceitam résumés (CV) para posições que estão abertas. Você pode também contatar os empregadores diretamente para saber se estão contratando.
  • Banco de emprego – Job Bank: www.jobbank.gc.ca, esta é uma lista eletrônica do governo do Canadá com oportunidades de empregos em todo Canadá. Este é o maior site da web sobre empregos no Canadá. Alí são postados por volta de 900.000 novos empregos todos os anos. Por dia a base é de 2.000 novos anúncios.
  • Mercado de Trabalho Escondido – Hidden Job Market: Muitas oportunidades de trabalho no Canadá são preenchidas informalmente por causa do alto custo da publicação dos anúncios. Por isso é chamado de “escondido” mercado de trabalho. A informação sobre à disponibilidade da vaga vem de boca em boca, e circula através de gerentes, funcionários, associados de negócios, família e amigos. O caminho para encontrar esses trabalhos é através do network – se fazer conhecido, se enturmar.

Pessoas recém-chegadas ao país podem desenvolver um “network” de contatos, procurando oportunidades de trabalho voluntário e explorando outros meios de acesso a oportunidades de trabalho que não são publicadas. Na próxima edição da série sobre empregos vou falar sobre résumés e carta de apresentação.

Como se candidatar a empregos no Canadá

A candidatura para uma vaga de trabalho no Canadá envolve três passos:

1.  Résumé;

2.  Carta de apresentação; e

3.  Procura por anúncios e vagas

No Canadá não é comum o uso de um Curriculum Vitae, aqui uma importante ferramenta para introdução do candidato é o résumé. Esse documento diz ao empregador quem você é, o que você tem feito, quais são suas qualificações e porque você quer esta oportunidade de trabalho.

Os résumés podem conter  informação sobre onde e como o candidato pode ser contatado, seu objetivo de trabalho, suas habilidades e qualificações relacionadas com a vaga que está se candidatando, educação, prévia experiência profissional, suas obrigações em função semelhante, experiência adicional, seus interesses e atividades preferidas e referências. Vamos colocar aqui cada seção do documento.

Contato: Nome completo digitado em letras grandes; Endereço completo; Seu telefone residencial e celular, ou um telefone de contato para mensagens se não tiver secretária eletrônica (não esqueça do código de área do seu telefone); E endereço eletrônico – email.

Objetivo profissional: Em uma sentença descreva seu objetivo. Isto vai dizer ao empregador sobre suas metas profissionais. Tente ligar seu objetivo profissional com a posição que está se candidatando.

EX. Meu objetivo é trabalhar com crianças de comunidades que falam português onde poderei pôr em prática meus 10 anos de experiência como educadora da primeira infância no Brasil. (A posição é para early childhood educator assistant em um programa para crianças descendentes de portugueses).

Sua experiência com tarefas relacionadas com a função: Liste todas a tarefas que você sabe fazer e que são relacionadas com o trabalho que você está se candidatando. Você pode usar tarefas feitas em trabalho pago ou voluntário, ou mesmo tarefas relacionadas com lazer. Por exemplo: gerenciamento de conta de social mídia no facebook, twitter e orkut. (Aqui no Canadá, a maior parte das empresas usa social mídia para promover eventos e produtos. A pessoa que tem essa habilidade tem um ponto extra na avaliação profissional).

Educação: Liste cursos que frequentou começando do diploma ou treinamento profissional mais recente. inclua o nome do curso, cidade e país em que atendeu. Escolas que frequentou da secundária para cima, os tipos de programas que atendeu, suas áreas de interesse, e os anos que levou para completar.

Liste seus certificados ou diplomas incluindo cursos rápidos como de computador, primeiros socorros, de pequenos consertos, ou qualquer outro treinamento que pode ser útil para o trabalho que você quer.

Experiência profissional: Liste as empresas em que trabalhou tanto como funcionário ou voluntário. Não se esqueça de colocar onde essas empresas estão localizadas (cidades e países), as datas (mês e ano de início e fim) em que você trabalhou e os cargos que exerceu.

Responsabilidades: Descreva as tarefas que cumpria começando das que tomou a maior parte do seu tempo ou que envolveu mais responsabilidade. Não ponha mais do que cinco tarefas ou obrigações para cada trabalho citado.

Experiência e habilidades extras: Use esta seção para incluir informação sobre as línguas que você fala, programas e softwares de computador que você conhece ou outras habilidades que estão relacionadas com o trabalho.

Este campo é mais relacionado a habilidades, coisas que aprende no decorrer de sua vida, como por exemplo, digitar, pintar, criar newsletters, até experiência de vida, dependendo do emprego conta. Por exemplo, alguém que vai se candidatar a um trabalho com crianças com necessidades especiais e tem um parente com alguma deficiência. Isto pode ser mencionado, por exemplo. Durante 4 anos ajudei minha irmã a cuidar de minha sobrinha com deficiência enquanto minha irmã frequentava a escola, tenho experiência relacionada à dieta especial, cuidado especial, técnicas para melhorar comportamento e etc. No caso em que haja muita informação, divida-a em diferentes seções com títulos específicos.

Interesses/Habilidades: Coloque aqui neste campo uma breve descrição de seus interesses e atividades que demonstre algo sobre você. Não esqueça de mencionar realizações ou prêmios que você recebeu e se tiver, sua experiência como voluntário.

Referências: Referência é alguém que pode confirmar seu caráter (e experiência profissional se for importante).

Alguns dos empregadores canadenses podem preferir referências canadenses. Pense cuidadosamente sobre quem pode ser sua referência e pergunte esta pessoa se ela concorda que você forneça o nome dela. Esta pessoa pode ser um antigo empregador, colega de trabalho ou amigo.

Apresente três referências em uma separada folha de papel (não coloque no résumé), escreva os nomes, endereços, e números de telefone. Apenas dê suas referências para um potencial empregador, quando lhe pedirem por isso. Mantenha sempre sua lista de referências atualizada. Se for possível, dê à pessoa que vai ser referência uma idéia do tipo de trabalho que você esta se candidatando e sempre os informe quando há uma possibilidade do empregador ligar para eles.

Lembre-se: Existem outros formatos de résumé. Para ver mais exemplos, visite o website do Service Canada’s Training & Careers. www.jobsetc.ca.

114 COMMENTS

  1. Olá Suelylhar

    Estou estudando os diversos blogs e sites para entender os procedimentos para obtenção de Residência Permanente ao imigrar para a British Columbia, Vancouver.
    Estou enviando um email para seu endereço de email pedindo esclarecimentos sobre como realizar um processo para se inscrever para fazer doutorado no Canada, já que possuo mestrado, para assim estudar e trabalhar.

    • Oi Sergio,
      Obrigada pro visitar meu blog. Nao chequei minha conta do Yahoo mas vou verificar. tenho outro email que e suely55@hotmal.com.
      Voce tem mais de uma pessoa opcao. Se voce nao atingir os pontos para imigrar voce pode tirar visto de estudante que te da direito a trabalhar algumas horas por dia. Se voce fizer um curso de dois anos no Canada, assim que terminar tem direito a aplicar para a residencia permanente. O processo e quase que garantido, so nao sera se voce tiver cometido algum crime neste meio tempo. Vale a pena, o visto que tirar sera pela duracao do curso, mas para isto ja devera ter a escola arranjada.

      Vou procurar seu emaio na minha conta pessoal. Obrigada e se tiver mais duvidas e so falar.
      Abracos
      Suely

  2. Olá, estou a estudar os varios blogs e sites no intuito de perceber como posso fazer para emigrar para o canada. pois foi sempre um pais k me fascinou. Emigrar porquê? devido ao desemprego k existe em portugal…ja estou desempregado a mais de 6 meses e ja procurei informações junto dos consulados com o objectivo de dar o nome para possiveis empregos, mas sem resposta positiva.Gostaria de saber como faço pra envair o curriculum ou me registar em empresas ou centros de emprego no Canada.
    . Trabalho na aréa da carpintaria e pedra “granitos-montagem e cortes”mas adapto me a todas as areas de construção. A minha esposa trabalha na area da educação mas tambem é a mesma situação adapta se .
    Aguardo uma breve resposta.
    Obrigada pela atenção.
    Barbara Camacho

    • Ola Barbara.
      A imigracao para o Canada no caso de voces tem que ser feito pelo processo de trabalhador qualificado, mas infelizmente os pedidos novos foram suspensos ate 2013. Na area do seu marido nao falta trabalho e pagam bem. O que ele devia fazer e contatar portugues que tenham negocios na area de construcao ou pedras e conseguir que essa pessoa lhe de emprego assim pode entrar com o visto de trabalho, depois que vier, vai renovando o visto. Neste caso sua esposa tambem recebera um visto de trabalho e podera trabalhar aqui. depois de dois anos podem aplicar para residencia permanente ou para obter residencia permanente pelo processo do programa Provincial Nominee.
      Voce tem que procurar por alguem que possa lhe indicar algum portugues neste ramo de trabalho. A dica que posso lhe dar e que a maioria dos portugueses aqui sao dos Acores. Voce tera que fazer contato com eles.

      Espero ter ajudado.

      Suely Anunciacao

  3. Olá, estou pesquisando muitos blog sobre imigração para o Canada. Vivi uns quatros anos nos Estados Unidos, nesse período ministrei aulas de Portuguës para filhos de imigrantes. Como eu tinha um filho e estava ilegal nos Estados Unidos resolvi voltar para o Brasil aonde fiz um Especialização em Ensino de Portuguës para Estrangeiros. Tenho English intermediario e estou fazendo Frances porém acho que ainda não tenho pontos suficientes para imigrar para o Canada. Gostaria muito de saber se existe trabalho para professores de Portuguës para Estrangeiros ai e se voces conhecem alguma instituição que possa me auxiliar.

    Aguardo resposta,
    Desde já obrigada!

    Débora

    • Ola Debora,
      Olha vir para o Canada com emprego arranjado e uma missao muito dificil, a nao ser que voce venha atraves de uma empresa brasileiro com filial aqui ou com empresa estrangeira mas que esteja no Brasil. Existem varias professores de portugues aqui e escolas tambem. Para imigrar voce precisa atingir os pontos necessarios. A imigracao do Canada esta fazendo muitas mudancas no processo de imigracao e ate suspendeu o program de skilled worker federal ate o ano que vem. O jeito e fazer cursos e tentar atingir os pontos.

      Espero ter ajudado.

  4. Sou professor de Língua Portuguesa e gostaria de saber como consigo uma colocação na área, aí no Canadá?

    • Ola Valteir,
      Olha ser professor de Portugues no Canada nao sera algo facil, primeiro que a profissao de magistrado aqui e bem seleta e e dificil entrar e depois nao ha uma grande demanada para aprender portugues. Voce precisa ver as suas possibilidades de imigracao. Abracos

  5. Boa noite, começamos uma pesquisa sobre o Canadá, eu e minha família temos isso em mente ( esposa, mais dois filhos menores), devido as melhores condições de educação, para as crianças. Gostaria de uma dica sua, trabalhei durante oito anos em banco, tenho experiência no setor administrativo bancário, gostaria de saber em qual região seria mais fácil de me recolocar, e também uma boa região para minha família.
    Muito obrigado,

    Marcelo e família

    • Ola Marcelo,
      Realmente nao sei te informar qual a melhor regiao pois so conheco o Ontario, onde vivo. Ontario, mas especificamente a grande area de Toronto recebe quase que 80% dos novos imigrantes que entram no Canada todos os anos. Trabalho aqui e bem mais concorrido, contudo, constantemente os bancos contratam profissionais que falam portugues por causa d agrande comunidade de lingua portuguesa nessa area.
      Espero ter ajudado.
      Suely

  6. Olá, eu e minha esposa estamos fazendo nosso mestrado em Montréal e chegamos aqui há apenas 4 meses. Temos visto de estudando e queremos pedir a permissão de trabalho e logo em seguida nos aplicarmos para residente permanente. Estamos completamente perdidos de como ou por onde começar. Preciso de tirar o SIN mas não sei se temos direito. Não temos bolsa de estudos e a vida aqui tá muito cara, precisamos fazer alguma coisa urgente! Alguém pode me orientar? Por favor.
    Obrigado

    Vitor

    • Ola Vitor,
      Primeiro obrigada por visitar meu blog.
      Vitor, para voce aplicar para o visto de trabalho voce tem que estar no minimo 06 meses estudando. Ou seja, quando completar os seis que voce estiver aqui e ainda estar estudando voce podera aplicar para o visto de trabalho. Existem dois tipos de visto, um e para trabalhar algumas horas apenas dentro da escola em que estuda e o outro e um visto de trabalho aberto “open visa.” Para este ultimo dois dos requerimentos foi o que mencionei acima. Vitor a imigracao do Canada faz os formularios de aplicacao o mais facil possivel pois eles nao querem incentivar as pessoas a pagarem consultores de imigracao para isso. Portanto, se voce imprimir os formularios e o guia, voce mesmo pode completar a aplicacao.

      Voce deve ir ao website da imigracao no http://www.cic.gc.ca e e procurar por work permit e la vai encontrar os tipos e os documentos referente ao guia e formularios para preencher.

      Espero ter ajudado. Abracos e boa estada no Canada

      Suely

  7. Olá Suely, muito obrigado por responder, com certeza você ajudou muito! Eu ainda tenho muitas dúvidas sobre algumas questões, não sei se posso escrever aqui ou se você tem algum outro meio de comunicação, talvez telefone ou e-mail? Não sei se você está disponível para me ajudar a esclarecer essas questões.
    O que eu posso fazer para entrar em contato com você?
    Obrigado por tudo.

    Vitor

  8. Olá Suely,
    Tenho planos para daqui 2 anos ir trabalhar no Canadá e gostaria de esclarecer algumas dúvidas a respeito de conseguir trabalho…
    Qual visto vou precisar? Tenho que me apresentar ao Consulado em São Paulo? Preciso ir com o emprego já arrumado? Mesmo não tendo o inglês fluente, tenho chances de conseguir algum emprego mesmo que for em cozinha de restaurante como lavar prato, babá, entregadora em lanchonetes, diarista e coisas do tipo? E como conseguir uma moradia, é fácil de conseguir alugar uma casa pequena e de baixo custo? Quantos reais um imigrante precisa ter em média para esse início?
    Desde já,
    Obrigada

    Jéssica

    • Ola Jessica,
      Para vir tera que ter ao menos visto de turista. Visto de trabalho e necessario que tenha uma oferta de emprego antes. O mais viavel e visto de estudante mas voce tera que se matricular numa escola primeiro. E muita informacao para uma vez so. E necessario saber primeiro se tem como obter um visto para vir para o Canada. Procure agencias que fazem este tipo de negocio.

      Espero ter ajudado

      Suely

  9. Ola Suely
    primeiro obrigado que voce esta fazendo esse trabalho!!
    No meu caso, sou medico com aprovacao tanto no Brasil quanto na Alemanha onde estou trabalhando atualmente tanto com Urologia quanto com Osteopathia. Nao tenho nenhuma ideia de quando nos vamos pra ir, mas esta num plano de cerca 3 Anos. Voce tem ideia de como poderia validar meu curso ou consegui um estagio por ai…
    Desde ja agradeco e abracos da fria Alemanha para a congelada Canada
    Reinaldo

    • Ola Reinaldo,
      Obrigada voce pelas palavras de incentivo.
      Olha sei que nao e nada facil ser o medico no Canada, principalmente quando esse medico e formado no exterior. Voce pode entrar com o processo para imigracao atraves do programa de skilled worker mas trabalhar no Canada como medico pode lhe custar muitos anos. Tem um programa da Globo internacional chamado Planeta Brasil e eles gravaram aqui no Canada. Um medico brasileiro que trabalha num hospital Canadense disse que a validacao para ser medico aqui pode levar 10 anos. Esse programa tem um blog na internet se procurar o planeta brasil pode ser que ache os arquivos e possa ver o depoimento do medico.

      Visite o website da universidade de Toronto e tente ver se consegue algum followship em medicina.

      Espero ter ajudado ao menos um pouco.

      Abracos

      Suely

    • Ola Jaqueline,
      O seu visto de estudo tem que ser de no minimo dois anos e voce devera fazer um college ou universidade. Curso de ingles nao vale par quem vai pedir residencia depois desse periodo. Quanto a sua idade, nao acredito que isso va influenciar muito. A idade agora vai contar no sistema de pontos para o Federal skilled worker program. O tipo de imigracao que voce procura nao tem as mesmas regras. Abracos e espero ter ajudado

  10. Boa noite Suely, em primeiro lugar seu site é excelente e vou divulgá-lo o quanto puder. Em segundo, vai minha pergunta, se for redundante, não precisa responder.
    O caminho é encontrar uma vaga aberta em um desses sites e contactar o empregador para ele enviar a oferta?
    Eu só consigo o visto tendo essa oferta ou posso ir primeiro e depois procurar emprego?

    • Ola Felipe desculpe pela demora na resposta. Olha voce deve aplicar para trabalhos a aqui e encontrar alguem que esteja interessado em te empregar caso venha. Isso nao e nada facil. Voce precisa ter algo que ninguem no Canada possa ter. Por exemplo, o restaurante de rodizio abriu aqui e eles precisavam dos churrasqueiros. Nesse caso trouxeram os gauchos para fazer o churrasco pis aqui nao encontraram quem soubesse fazer o jeito brasileiro. Espero ter ajudado. Abracos

  11. Olá!
    Estou a procura de uma vaga de emprego no Canadá. No Brasil, o mercado de trabalho para minha área é ótimo, mas estou a procura de algo mais, conhecer novas culturas e novos lugares. Não tenho intenção de morar definitivamente em outro país, mas gostaria de uma vaga de emprego por pelo menos uns 2 anos. Trabalho com Engenheria de Agrimensura e tenho vasta expericincia na área. Alguém sabe se essa área de trabalho existe no Canadá?

  12. Olá Suely! Excelente a sua iniciativa, fico feliz por saber que existem brasileiros como você no Canadá realizando um trabalho sério e de qualidade. Venho reunindo muitas informações sobre o processo de imigração, as melhores alternativas e tudo mais. Eu, minha noiva e nosso filho de 3 anos pretendemos dar entrada através do Foreign Worker para alguma província, pensamos em Ottawa. Você saberia se este processo é o mais indicado para o nosso caso, pois trabalho na área de TI (System Administrator)? Entendo que preciso da carta de aceite da empresa contratante, mas neste caso deveremos ainda tentar a cidadania canadense quando chegarmos aí (após os 12 meses de contrato) ou isso pode ser feito de forma automática (outra forma)? Desde já agradeço, abraço!

    • Ola Victor,
      Desculpe pela demora na resposta.
      Olha o processo estando fora do Canada e o Federal Skilled Worker, esse Foreign Worker deve ter alguma diferenca, eu nao o conheco. Acredito que seja um processo que voce entra depois de ter vindo para trabalhar. Para isso e necessario o contrato de trabalho previo. O Federal skilled worker voce nao precisa necessariamente de ter um trabalho arranjado para poder entrar nesse processo. Ouvi dizer que o processo por Quebec o lado frances e mais facil e muita gente entra por ela e depois veem para ca. Sua area e muito boa.

      Abracos e espero ter ajudado.

  13. ola Suely
    sou casado tenho 30 anos minha esposa tambem dois filhos 9anos e 12 anos eu tenho cidadania portuguesa porem minha mulher nao tem e nem tem direito por ela nao ter vinculos com portugal
    minha intençao é a principio ir eu e minha mulher por uns 6 meses e depois buscar meus filhos meu primo ja canadense esta me ajudando ja tenho emprego na construção civil
    nao sou formado porem tenho a intenção de fazer um college para auxiliar de laboratorio de um ano e minha esposa trabalhar de live in cuidadora dde crianças.

    minhas duvidas

    meus filhos tem direito a escola?
    como cuidadora minha esposa tem que obrigatoriamente morar com a familia?
    teremos direito a saude?
    eu aplicando para um college posso vir buscar meus filhos?(visto)
    o que minha esposa precisa para o programa live in cuidadores?

    ah! estou indo para Toronto onde mora meu primo

    espero ser respondido att
    Daniel Andrade

    • Ola Daniel, o fato de ter a cidadania portuguesa so auxilia quando voce usar o passaporte portugues pois nao e requerido visto para entrar no Canada. Em mais nada isso te ajuda aqui. Olha se vier como turista devera matricular numa escola para pedir uma mudanca de visto e veja que pode ser recusado, melhor seria aplicar estando dentro do Brasil. Com um visto de estudante voces serao todos considerados estudantes internacionais e seus filhos terao que pagar pela escola. Vindo como turista e ficando indocumentado, seus filhos terao direito a escola depois dos seis meses quando passarem a ser indocumentados, mesmo assim, nao e facil a matricula, tem que ser com muita pressao pois havera resistencia por parte da escola. O ideal seria vir com visto de trabalho pois ai sua esposa ia poder trabalhar e seus filhos serem matriculados na escola, como tambem direito a saude. Nos casos de estudante e turista, nao terao direito a saude.

      Espero ter ajudado, abracos Suely

  14. Olá Suely, muito obrigado! Realmente, existem diferenças, inclusive me parece mesmo que o processo via Foreign Worker é mais breve. Quebec não nos interessa porque temos o inglês, mas aprender o francês iria demandar tempo e dinheiro, então vamos optar por outra província. Abraços!

  15. Parabéns pelo Blog, Muito bom o seu trabalho ai no Canadá.

    Eu vou ao Canadá no fim desse ano, com a intenção de ficar 35 dias mais estou muito interessado em trabalhar e viver no Canadá. Eu gostaria de saber como é o mercado de trabalho durante o inverno ? Há tantas oportunidades quanto no verão ?

    Eu sou formado em Sistema de Informação e estou acabando minha pós graduação em gerencia de redes. Tenho mais de 15 anos de experiência na área de TI.

    Estou viajando com minha namorada que também tem muito interesse em trabalhar e morar no Canadá, ela trabalha como professora de inglês e também tem muita experiência na área.

    Existe algum emprego temporário em que eu ou minha namorada possamos nos candidatar apenas com o visto de turista ?

    Desde já agradeço pelas informações.

    Atenciosamente

    • Oi Messias, voce pergunta como e o mercado de trabalho no Canada, essa pergunta e muito geral, pode ser mais especifico. Mercado de trabalho para qual area? a de TI? se for e muito boa mas voce preciso ter visto de trabalho ou residencia permanente. Sem isso so consegue emprego de sobrevivencia e esta sujeito a sofrer abusos dos empregadores ou ate trabalhar de graca por nao ter aonde reclamar.

      Abracos

      Suely

  16. Tenho 51 anos de idade minha esposa 36 e três filhos de 3, 7 e uma autista de 10 anos de idade.Eu e minha esposa temos um inglês básico, mas gostariamos de trabalhar no canada como voluntarios pelo menos por 2 anos,pois,estou preocupado com minha filha autista que aqui se trata pelo SUS, mas não evolui há 8 anos,apesar
    de muitos esfoços nosso pagando plano particular.Ela é linda é a sarinha o autismo dela é moderado,ela anda
    e calma muito amorosa,mas não fala, não entende as coisas apesar de ser inteligente.Diante deste quadro
    estamos preocupados,esxite aqui uma clinica especializada ,mas, o cuto é de 4000,00reais mês.Pesquisando ocanada descobrimos que a saude aí é gratis e especializada,inclusive com traramentos para autistas,como já admiro o canada por muito tempo gostaria de fazer um teste por 2 anos como voluntário com minha esposa,em
    troca,de 2anos de tratamento aí para com minha filha.Sou fucionario publico bem empregado,mas aqui,para
    tratar minha filha linda,não dá.Com 51 anos e 36 da minha esposa mais tres filhos,tem como imigrar para o canada.

  17. Olá Suely, muito obrigada pelas informações que vc está sempre postando, faz toda a diferença na vida de quem está querendo começar algo novo 🙂 Você sabe me dizer se aí no Canadá tenho a possibilidade de conseguir emprego para ser professora de inglês só com a licenciatura em inglês, mesmo não sendo nativa? e se sim, precisa ter certificado Tesol (Teaching English as Second Language to Speaker of Other Languages)?

    • Obrigada Ana Paula, pelas palavras de incentivo ao meu trabalho.
      Olha voce pode ser professora sim, o problema e que o mercado esta saturado. Eu vejo novos imigrantes chegando todos os dias com PHD em linguistiva e lingua inglesa. E ha necessidade de obter uma licenca especial aqui que custa dinheiro e tempo para conseguir.

      Espero ter ajudado!

      Suely

  18. olá suely responda minha pergunta, por favor, sou o pai da criança autista da sarinha sei que fuji ao tema, das perguntas feitas pelos internautas interessados em ser voluntário no Canada,veja, complementando, eu tenho
    graduação em gestão financeira pela faculdade tecnologica de alagoas, sou formado em quimica indústrial pela
    Escola Técnica Federal de Alagoas,trabalhei em laboratorio farmaceutico entendo de celulose cozimento experimental para formação da polpa de celululose e suas análises coisa que aí no canada tenhe muito, e,em
    outras áreas etc. de sorte que tenho uma vasta experiecia de trababalho ao longo de 26 anos,atualmaente sou
    assistente administrativo concursado pela prefeitura de Maceió ganho um sálario que dá para manter muito bem
    minha familia, de sorte, que nesta idade estou financeiramente estabilizado,eu sei sei que ´para você Suely, é
    uma situação atípica das outras,mas eu quero uma resposta,porque por amor a minha filha estou disposto, mesmo nesta idade, fazer tudo, me resta saber se minha linda aí pode ser tratada em clínicas autistas do governo
    Estou disposto a vender todos os meus bens que consegui até hoje para ajudar minha criança, e trabalhar de qua
    quer coisa,não adianta ter bom sálario e bens e ver minha filha no anonimato,aqui é terceiro mundo muito atrasado para tratar esta sindrome e especialmente Maceió.Além disso a violencia por aqui está muito grande
    e não pretendo criar meus filhos aqui.No Rio e São Paulo tem o tramento para minha filha,mas tenho que ir morar
    lá,ou seja, deixar meu emprego aqui e ir morar lá,mesmo assim o tratamento lá é muito caro como já falei admiro
    muito o canada me sentiria satisfeito em trabalhar aí eu e minha esposa em qualquer coisa junto com meus filhos.Do contrário se voluntário e voluntária aí meu inglês é básico da minha esposa também, mas podemos
    ajudar. abraços

    • Ola Antonio Pedro.
      Pelo que voce me disse sua profissao se enquadra na lista de profissoes requeridas pelo governo. Mas voce tem que entrar com o processo de imigracao. Infelizmente nao faco esses processos. Tem uma consultora de imigracao chamada Lina Melo, e Melo Imigracao acho. Ela e brasileira e mora me Toronto, ela faz esse processos.
      Entendo bem o que voce diz sobre sua filha e querer tratamento para ela. Tambem tenho um filho com autismo, apesar do dele ser bem leve. Pouco altera o dia a dia dele. Mas convivo com essa tema diariamente e sei como e dificil.

      Procure a Lina Melo, ela e a melhor pessoa para lhe ajudar com o processo de imigracao.

      Abracos e boa sorte

      Suely

  19. Boa tarde.
    Eu tenho interesse em me mudar temporariamente para o Canada, para trabalho. hoje eu trabalho como engenheira, 2 anos de experiencia, e ingles fluente (já fui a vancouver 2 vezes : estudo e turismo).
    Acredito que eu não consiga trabalho no meu ramo, logo de cara, correto? mas é possivel aplicar para visto de trabalho sem oferta?
    hoje tenho visto de turista para 3 anos (sei que apenas estadias de 6 meses, depois tenho que retornar ao Brasil) mas,. é possivel eu, depois de chegar a Vancouver com visto de turista, procurar emprego lá, e quando achar pedir que o empregador faça uma carta para eu aplicar para o visto de trabalho? ou eu preciso sair do Brasil já com o visto?
    qual seria seu conselho? visto que tens um grande conhecimento destas questoes de vistos.
    Adorei seu blog, btw . =)

    Abraços,

    • Ola Rhaissa, encontrar trabalho na area logo de cara e mesmo como ganhar na loteria. Olha e possivel sim voce mudar seu estado imigratorio estando dentro do Canada. Se voce encontrar o empregador, ele devera seguir todos os passos do processo, pedir uma LMO opiniao de mercado de trabalho. Nesse caso voce entra com uma aplicacao chamada “Extend Stay or change Conditions in Canada.

      Abracos
      Suely

  20. Suely,
    Obrigada pela atençao e resposta.

    Mas gostaria de mais uma pergunta, na verdade, queria saber sua opnião.
    Você acha mais fácil eu estar lá procurando emprego, e o empregador fazer o processo para meu work visa, do que ir em um programa de study+work e tentar a sorte?
    Não é uma burocracia muito grande a empresa contratar um estrangeiro sem visto? Vale a pena para eles (empregador), todo esse processo legal? E, o mais importante, isso acontece?

    Abraços,
    Rhaissa

    • Rhaissa, nao e nada facil conseguir um empregador, principalmente quando nao se tem estado imigratorio. Alem disso o empregador tem que estar MUITO interessado nesse candidato pois ele tera que pedir ao governo uma LMO- Labour Market Opinion para provar que nao consegue outra pessoa que faca o mesmo que voce e que esteja legal no Canada. O ideal e entrar para o programa de estudo (nao vale lingua) de 01 ano e quando fizer 6 meses tirar um visto aberto de trabalho, ai as coisas ficam um pouco mais faceis. O empregador nao precisara da LMO.

      Abracos Suely

  21. Ola Suely,
    Parabéns pelo blog, esta nos ajudando muito!! Queria uma orientação sua. Eu 34 anos e meu marido de 48 e nossa filha de 12 anos, temos cidadania Italiana, já moramos 4 anos na Itália e 3 na Inglaterra, tem 2 anos que retornamos ao Brasil, Meu marido tanto na Europa como no Brasil sempre trabalhou como Marcineiro que é sua profissão, eu trabalho sou decoradora de Festas infantis, faço bolos, doces finos, salgados numa empresa que abri desde que retornei ao Brasil… Mas num estamos felizes aqui, nossa filha fala muito em voltar, as condiçoes que dávamos a ela na Europa aqui não conseguimos e nos gostaríamos de ir para o Canada porque na area do meu marido creio que encontre trabalho e na minha área também consigo fazer meu trabalho ai ou até mesmo trabalhar em café bar… meu marido tem primos ai, mas eles não vivem legalmente, nós gostaríamos de ir para morar legalmente, depois de muitas pesquisas vi que num é algo tão fácil, a nossa cidadania ai só nos ajuda na questão de entrar sem precisar de visto, eu e meu marido não falamos um inglês fluente como nossa filha que foi alfabetizada em Londres , mas estamos de volta a escola para melhorar isso… oque podemos estar fazendo para depois de estar ai poder ficar legalmente e nossa filha poder estudar normalmente ? Meu marido tem intensão de ir sozinho primeiro e depois ir eu e nossa filha…
    Desde já agradeço sua atenção,
    Jacqueline

    • Ola Jacqueline, olha como voce disse o fato de ter cidadania italiana so ajuda por nao precisar de visto de turista para vir. O visto e automatico. Agora vir e ficar aqui sem os documentos de imigracao nao e nada bom. Voces deveriam aplicar para o prcesso de Federal Skilled Worker e vir com o direito de residencia permanente. Vir para ficar indocumentado e muito estresse, fica sempre com medo de ser pego e enviados para o presidio da imigracao.

      Espero ter ajudado. Voce encontra mais informacao sobre o federal Skilled Worker Program no http://www.cic.gc.ca
      Abracos Suely

  22. Suely,
    Muito obrigada pela resposta. Era esse o ponto que eu não tinha certeza… o quão dificil poderia ser achar um empregador disposto a fazer o LMO. Estou pendando em aplicar para um Co-op program de um a dois anos. Que aí sim eu já sairia do Brasil com o visto de estudo/trabalho. Eu só ainda não tinha certeza que esse seria a opção mais adequada. Ou ainda, essa que você me sugeriu. Eu não sabia…. que se eu estiver em um programa de estudo de 1 ano eu poderia aplicar para visto de trabalho sem nenhum outro requerimento.
    Estás de parabens pelo blog. É muito legal da sua parte estar aqui, ajudando os demais e esclarecendo duvidas.

    Abraços,
    Rhaissa

  23. Olá Suely, sou formada em pedagogia e ouvi dizer que pra ser bibliotecário aí no Canadá basta ter nível superior em qualquer área e fazer um mestrado em biblioteconomia. Vc acha que realmente é possível eu conseguir uma bolsa de mestrado e atuar na área de biblioteconomia, mesmo não sendo dessa área? E para trabalhar somente como assistente ou técnico de biblioteca, existem cursos técnicos aí no Canadá?Por favor, aguardo qualquer informação!Obrigada.

    Abraços!!

  24. Sou Publicitário, tenho interesse em morar no Canadá, trabalhando com Publicidade. É difícil, conseguir emprego nessa área no Canadá? É complicado obter o visto de permanência?

    • Ola Victor Hugo,
      Para obter visto de residencia permanente voce tem que aplicar para um processo de imigracao antes de vir. Nao creio que publicidade esta na lista de profissoes ncessarias ao Canada. Quanto a arrumar trabalho nao e facil nao, demora em media seis meses para se encontrar trabalho na area em que a pessoa e especializada mas e preciso trabalho arduo para isso.

  25. Sou Advogado, tenho interesse em morar no Canadá, trabalhando se possível com algo ligado a minha formação. É difícil, conseguir emprego nessa área no Canadá?

    • Ola Alan, trabalhar aqui como advogado nao e nada facil. Eu tambem tenho formacao em Direito no Brasil e tive que mudar de profissao. Alias, eu optei por mudar pois para se tornar advogado aqui nao e nada facil. O curso de Direito no Canada tem duracao de 8 anos ao contrario do Brasil que e so 5. Voce deveria voltar a estudar mais 3 anos e tambem ter um ingles muito bom. Eu optei por mudar pois meu ingles a meu ver e nao e suficiente para enfrentar uma corte. O que voce pode fazer e trabalhar como para-legal mas tera que fazer uma college de dois anos ou consultoria de imigracao onde devera estudar tambem e ser fera nas leis de imigracao do Canada. Espero ter ajudado, Suely

  26. Boa tarde!
    Meu namorado já morou em Vancouver, e com isso conseguiu uma oferta de emprego estando aqui no Brasil. Porém, o emprego dele se encaixa no NOC 7. Isso é impedimento para conseguir o visto de trabalho?
    Só consegui achar informações sobre empregos de NOC A, B ou 0.
    Obrigada!

    • Oi Iara, nao sou especialista em vistos temporarios. Pelo que sei a pessoa que ofereceu o trabalho devera pedir ao Governo do Canada uma LMO – opiniao de mercado de trabalho para comprovar que ele precisa trazer de fora alguem e nao utilizar mao de obra ja aqui no Canada. Depois que ele receber a aprovacao do governo atraves da LMO e que ele envia uma oferta de emprego para o empregado. Com esse papel vindo da companhia e que se tira o visto e nao interessa o NOC desde que tenha sido aprovado pelo governo. Esse e meu entendimento, mas como te disse nao sou especialista em visto temporario. Portanto, a empresa precisa pedir o governo primeiro autorizacao para contratar seu namorado que esta no Brasil. Espero ter ajudado! Suely

  27. Oi Suely!
    Muito obrigada pela atenção.
    Eu estava em dúvida também se seria melhor arriscar o visto de trabalho (tem duração de 12 meses, ne?) ou se tentamos a imigração de cara, já que ele conseguiu a oferta de emprego. (Dessa forma, faríamos uma união estável para que eu consiga um visto de trabalho aberto).
    O problema da imigração é que, mesmo em casos de oferta de emprego, demora mais de um ano para sair a resposta do governo, correto?
    E o visto de trabalho (por mais que seja temporário) sai em menos tempo.

    Alguma dica em relação a isso?
    Abraços!

    • Para visto de trabalho assim de cara so se voce tiver uma oferta de emprego, ai fica mais dicifil. Tem o visto de studo e depois de 6 meses pedi o visto de trabalho aberto. Tentar a imigracao direto pelo programa Federal Skilled Worker Program e o ideal. No website da imigracao tem um simulador de pontos e voce pode saber se qualifica. http://www.cic.gc.ca Abracos.

  28. Mto obrigado suely, ajudou e mtoo… ótima informação. E quanto arrumar emprego em geral, qualquer área é difícil?, gostaria de melhorar meu inglês.

  29. Boa noite Suely,

    Minha esposa esta iniciando faculdade de gastronomia e estamos com intenção em tentar morar no canada. Pelo que entendo sua profissão não eh regulamentada, estou certo ? o fato de não ser regulamentada seria mais fácil conseguir emprego? qual seria o maio mais fácil pra tentarmos o visto de residência permanente?
    obrigado,
    Mateus

  30. Olá,
    Gostei muito das informações que encontrei aqui no blog. Parabens!
    Eu e meu esposo estamos pensando seriamente em migrar, porem acho que precisamos ir para o canada aprofundar nosso inglês antes, pois não estamos preparados.
    Sou publicitária e meu esposo é engenheiro ambiental, acha que tem ramo de trabalho para nós?
    Obrigada

  31. Bom dia! meu nome é WEBERSON VIEIRA, gostaria de obter respostas referente a mensagen q envei pra vcs, e até agora não tive retorno, perguntei se seria possível trabalhar na área de Bombeiro tanto na área de RESGATE em acidentes, em ALTURA e GUARD LIFE. grande abraço, aguardando respostas.

    • Desculpe Weberson mas tenho estado muita ocupada por isso demorei a responder. Possivel e sim, mas e bem concorrido, tera que competir com outros, tem que estar falando o ingles impecavelmente. Abracos, Suely

  32. Olá Suely tudo bem?
    Primeiro obrigada pelo blog, está me ajudando bastante.
    Vc sabe como faço para obter uma conta neste site que você postou do jobseeker?
    Estou chegando no Canadá em Abril como residente permanente, você atende pessoalmente em algum local para me passar umas dicas ?
    Abraços,

    Mariana

    • Oi Mariana, desculpa pela demora. Esses ultimos dias foram muito corridos pois e o fim do ano fiscal aqui no Canada e tempos que fazer varios relatorios. Sim eu atendo Residentes Permanentes. Voce vem para Toronto? Meu telefone 2 (416) 553-6420. Meu email do trabalho e suely@peelcareer.com Entre em contato se precisar de algo. Abracos, Suely

  33. ola tenho pesquisado muito,sobre o canada,gostaria de saber,como consigo um emprego em Toronto,atualmente trabalho no Exercito brasileiro,como motorista,mas também já trabalhei como segurança de carro forte,minha categoria aqui no brasil me permite dirigir motos ate caminhões.Terei facilidades em conseguir emprego nessa área ??? tenho que procurar uma comunidade brasileira em Toronto???

  34. Oi Suely

    Procurei no seu blog tema de empreendedor mas nao achei minha resposta. Quero saber se um brasileiro compra uma empresa no Canada ele pode solicitor o visto de trabalho memo sendo o dono do negocio? Ele podera levar sua familia para morar no Canada.

  35. Boa tarde,

    Trabalho no ramo da construção civil, fazendo fachadas e esquadrias de aluminio para predios ou residencias. tenho 7 anos de experiencia na area, dominando completamente os software de desenho e cronogramas como: Autocad, Microstation, Inventor, SolidWorks, Project, Visio e etc.
    Minha intenção é ir para o Canada, trabalhar durante um ano aproximadamente e se me adaptar e gostar, gostaria de fazer uma faculdade ai.
    Tenho essa ideia junto com mais 2 amigos que tambem trabalham e dominam os mesmo softwares que eu. E nossa ideia seria irmos juntos para racharmos despesas.
    Pra ser sincero, estamos topando qualquer outro tipo de trabalho inicialmente.
    O que precisamos de documentação?
    Qual a melhor cidade para irmos?
    Qual é a media de custo de vida para se viver ai?

  36. Boa Tarde.
    Parabéns pela dedicação em primeiro lugar!
    Bem tenho algumas dúvidas também a respeito de morar e trabalhar no Canadá.
    Sou formado em Turismo no Brasil, contudo após viver um tempo fora (em Londres), quando retornei decidi mudar de área completamente e hoje sou Projetista de moldes para Termoplásticos e Ferramenteiro de moldes, bem como programador avançado de CNC (tanto fresa quanto torno).
    Queria saber se é possível, ou mesmo, se estas áreas tem procura por aí, pois estive pensando em ir, contudo sou casado, tenho 2 filhos e não posso ficar me aventurando sem nenhuma garantia.
    Trabalho já tem 7 anos na mesma empresa, e já não tenho mais para onde crescer, e como sei que a área de plásticos no Canadá é muito bem falada, gostaria de saber se é possível conseguir algo, só que antes de ir, e se somente minha experiência serão válidas, pois na área de plásticos não possuo muitos certificados (um ou outro), e geralmente são de cursos que duram meses. Acha que minha experiência de 9 anos na área de plásticos pode me render um bom trabalho? É muito burocráticos conseguir algo para ir certo para o Canadá? ou ainda, seria possível (ou mais fácil e seguro) em minhas férias, dar um pulo até aí e tentar algo antes de me arriscar?
    Fico grato pela atenção desde já.
    Wellington Gennison

    • Oi Wellington,

      Voce deve verificar no website da imigracao do Canada no http://www.cic.gc.ca se sua profissao entra na lista das que estao em demanda no Canada. Eu acredito que esteja sim. Areas tecnicas sao mais bem vindas do que diplomas de mestrado e doutorado. Nesse caso voce pode entrar com o processo de Federal Skilled Worker.

      Obrigada,

  37. Ola Fabio,
    Olha nao e facil ajudar porque envolve imigracao do Canada e nao e possivel conseguir fazer voce vir. Se voce conseguir o visto para vir ai aqui poderemos te ajudar a arrumar um trbalho onde quer que seja. Contudo, eu nao recomendo a ninguem que venha para o Canada sem autorizacao de trabalho para ficar.

    Abracos e boa sorte!

  38. OLA, EU MORO EM SALVADOR BAHIA, E ESTOU PENSANDO EM IMIGRAR PARA O CANADÁ, ESPECIFICAMENTE PARA OTTAWA ONDE JÁ TENHO UM GRANDE AMIGO DA MINHA CIDADE QUE VIVE LA E É CASADO COM UMA CANADENSE. EU AINDA NÃO DOMINO BEM OS IDIOMAS QUE SÃO FALADOS NESTE PAÍS TAIS COMO INGLÊS NEM FRANCES, VENHO TENTANDO FAZER CURSOS DE LÍNGUAS AQUI NA MINHA CIDADE MAS TODOS PARECEM IGUAIS COM A MESMA DIDÁTICA E ACABAM POR NÃO ENSINAR NADA, AO CONTRARIO CONFUNDEM AINDA MAIS! EU GOSTARIA DE SABER COMO EU PODERIA IMIGRAR PARA O CANADÁ SEM PROPOSTA DE TRABALHO E SEM FALAR AS LÍNGUAS LOCAIS? QUERIA SABER SE EXISTE ALGUM PROGRAMA PARA IMIGRANTES ESTRANGEIROS QUE QUALIFIQUE TANTO NOS IDIOMAS COMO PROFISSIONALMENTE. NÃO SEI, ALGUM TIPO DE INTERCÂMBIO QUE POSSIBILITE ESTUDAR E TRABALHAR.?
    DETALHE EU TENHO DIREITO A CIDADANIA EUROPÉIA POIS SOU NETO DE ITALIANOS.

  39. Boa noite como vai ? gostaria de saber como faço para ter u emprego tenho dois filhos pequenos eu trabalho no ramo financeiro troca de moedas estrangeiras a 3 anos e minha mulher 15 anos bancaria bem para minha família o mais importante e ter segurança e edução uma melhor qualidade de vida largo tudo pra ir para viver ai tenho ideia do frio da mudança climática mais estou disposto ate ser gari se for preciso qual quer coisa que este em falta …quero saber como devo proceder aguardo uma resposta falamos inglês e espanhol e português e se conheçe quem pode me ajudar por aqui

  40. Olá!
    É possivel conseguir um visto de trabalho, estando no Canadá com visto de turismo, ou é obrigatório solicitar o visto do Brasil?

  41. Oi boa noite procurando informações sobre o Canadá achei seu blog que por sinal amei as informações são precisas mas tenho algumas dúvidas trabalho de babá sou especialista em cuidar de recém nascido mas decidi me mudar para o Canadá sou casada tenho dois filhos 9 e 10 meu marido tem uma borracharia e eu trabalho em residência ensinando os primeiros procedimento para o cuidado de recém nascido estou em dúvida no meu caso o que é melhor tentar o trabalho voluntário ou uma vaga de babá acabei de vir do usa e lá melhorei meu inglês mas não sou fluente no caso de voluntários como fica as despesas de moradia e meus filhos e marido como fica a situação deles pois Tava querendo ir na frente e depois eles vem arrumei uma agência aqui mas eles cobram 5 mil dólares pra arrumar trabalho e me ajudar com tudo se vc pudesse me dar umas informações agradeço obrigada Andreia

  42. Eu tenho 7 anos de experiência em suporte de TI aqui no Brasil e tenho pensado todos os dias em mudar para o Canada para dar uma vida melhor para minha mulher e filhos. Eu tenho o curso de redes de computadores mas ainda falta o último semestre para completar. Será que consigo mesmo assim arrumar um emprego no Canadá decente?

  43. Olá Suely,
    primeiramente adorei seu blog,
    e gostaria de saber sobre a minha área que é Engenharia Florestal, se você sabe sobre as oportunidades de emprego e também cursos de pós-graduação.
    Fiz curso de inglês durante muitos anos e tenho um bom nível.
    Tenho muita vontade de fazer um intercambio onde eu possa estudar e trabalhar, sabe de algum programa?
    Sou recém formada, tenho 23 anos e gostaria de viver uma experiencia nova no Canada e futuramente até morar por lá.
    Desde já, obrigada.

  44. Bom dia!
    Tenho 43 anos e mina esposa 41, tenho 1 filha de 16 anos e uma de 3 anos. Sou formado e trabalhei 28 anos na área de controladoria (contabilidade, custos, financeiro). Não falamos inglês, minha filha de 16 anos fala e entende um pouco. Estamos com vontade de morar e trabalhar no Canadá, como podemos fazer? Sem falar o inglês é possível?

  45. Boa noite Suely…. Estou olhando vários blogs sobre imigração … Pois pretendo ir ao canada ( Vancouver )
    Como turista , mas pretendo arrumar algo para fazer ( um trabalho) pois já mandei uma oferta de trabalho mais não sou muito boa no inglês , quero estar aí para trabalhar e estudar inglês … Apesar sei que isso é ilegal, mais não estou conseguindo outra forma, eu sou universitária , curso odontologia, estou indo para o terceiro ano , irei trancar e assim que meu inglês estiver legal peço transferência …. Mais até lá tenho que trabalhar ilegal…. E mais, sou cadeirante ( paraplégica) , gostaria de arrumar algum trabalho disponível para pessoas com deficiência , aí o visto já é garantido…. Pq eu estando aqui no Brasil esta complicado conseguir algo em Vancouver …. Vc pode me orientar? Serei eternamente grata!!!!
    Meu wats é
    055 17 98155-5602
    l

    Abraços que Deus abençoe !!!

    Enviada do meu iPhone

    • Minha querida, as coisas naos erao faceis. Trabalhar sem visto de trabalho nao vai ser facil, ainda mais por ser cadeirante. As leis aqui sao bem claras, e o empregador tem que te proporcionar condicoes de trabalho. Sem permissao de trabalho isso nao sera facil. Nao digo que e impossivel, mas facil nao sera. Nao tenho como te informar mais pois nao estou em vancouver. Abracos

  46. Olá, haveria como me passar mais informações a respeito de como conseguir trabalho na minha área hoje no Canadá? Sou engenheiro mecânico e gostaria muito de poder tentar uma carreira fora do país, já que o Canadá é receptivo a isso, o que vc me recomendaria? Tenho 41 anos, isso é algum empecilho? Não sou fluente em inglês mas, gostaria muito de intensificar e me aprofundar na língua e como eu faria para tentar um emprego, obrigado.

  47. Ola
    Gostaria primeiramente de parabenizar por seu site e as info pois tem me ajudado demais. O modelo de resume foi muito util. Queria pedir uma ajuda se possivel. Sei que é bem dificil porem nao impossivel a chance de estar no Brasil e obter uma oferta de emprego no Canada. Porem eu ja vi dois casos rss. Em algumas dicas online vi que: não deve se, no resume, focar na imigração e sim no visto de trabalho
    Tem uma dica para me ajudar de como eu coloco isso especificado em meu resume para iniciar o envio de pedido de emprego?? Nao sei como posso especificar o fato de estar no brasil e focar no visto em si. Como posso por isso no meu resume. grata

    • Eu acho que se voce mencionar questao de imigracao nao sera nada facil. Todos os anos chegam milhares de pessoas com residencia permanente e o governo nao tem interesse que os empregadores busquem fora o que eles ja teem aqui. Por outro lado voce nao pode mentir e nao mencionar nada mas se te chamarem para uma entrevista voce nao tera como vir. E bem complicado, eu tentaria das duas formas e veria o que ia acontecer.

  48. Olá Suelylhar

    Gostaria de saber se eu entrar com um visto de turista e receber uma oferta de emprego no canada posso trabalhar legalmente?E se posso trabalhar com caminhao la tendo carteira aqui do brasil por um tempo ate eu tirar a carteira canadense?

  49. TRABALHO NUMA EMPRESA DE REFORMA DE CAMINHÃO E MEU SONHO É CONHECER O CANADÁ E APRENDER O INGLÊS POR AI,MAS NESTA NESTA EMPRESA EU TAMBÉM FAÇO CAFÉ E CUIDO DE UMA ALMOXARIFADO E MEU SONHO É QUE UMA UMA EMPRESA ME DESSE UMA OPORTUNIDADE,TENHO CURSO SUPERIOR INCOMPLETO DE HISTÓRIA.

  50. Olá, minha noiva é peruana e licenciada no ensino dos idiomas inglês e espanhol. Estamos planejando ir ao Canadá e ela pensa em atuar como Professora de Espanhol, mas gostaríamos de saber se esta profissão é regulamentada? pois já buscamos bastante na internet e não encontramos nada a respeito. Agradeço a resposta! Abraços!

  51. Tenho formação em magistério, tenho habilidade comprovada em primeiros socorros, trabalho atualmente como agente de saúde, comprovação em carteira no cuidados ccrianças, interajo muito bem com ccrianças, com especiais, idosos cuidados com remédios, tenho curso de auxiliar de farmácia. Trabalho confirmado também em carteira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here