Home Educação

Educação

Se você é um profissional que tem uma profissão regulamentada no Brasil e que frequentou um curso profissionalizante ou uma universidade, então este artigo é para você. Primeiro gostaria de recomendar o Comparative Education Service da Universidade de Toronto, onde eles fazem a avaliação de suas credenciais no Canadá. Eu recomendo este serviço antes mesmo de virem ao Canadá pois assim já vêm informados sobre quais em que áreas o seus diplomas são reconhecidos. O website é http://learn.utoronto.ca/ces.htm. Já ouviram falar do Global Experience Ontario (GEO)? Esse é um centro de avaliação para profissionais treinados fora do Canadá e que estão interessados em registrar para licenciatura em 14 não-médicas profissões em Ontário. Elas são:

  • Ÿ Arquitetura,
  • Ÿ Técnicos em engenharia e tecnologia,
  • Ÿ Contadores em geral,
  • Ÿ Contadores a nível de gerênciamento,
  • Ÿ Chartered Accountant (Eu não sei qual a diferença),
  • Ÿ Educadores da primeira infância – ECE
  • Ÿ Florestador,
  • Ÿ Pesquisador de solo,
  • Ÿ Advogados e assistente de advogados (paralegal)
  • Ÿ Engenheiros,
  • Ÿ Assistente Sociais,
  • Ÿ Professores,
  • Ÿ Veterinários e.
  • Geociêntistas

O Global Experience Ontario responde perguntas tais como:

Eu tenho que ter licença para trabalhar como professora (o) ?,

Quanto tempo para obter uma licença como engenheiro mecânico?,

Quanto custa para se obter uma licença e muito mais. Eles também oferecem acesso para trabalho através de programas sobre mercado de trabalho e programas que fazem uma ponte entre o profissional e os empregadores, network para profissionais imigrantes. Os serviços oferecidos pelo GEO são gratuítos mas se forem indicados para programas fora do GEO pode ser que tenham que pagar alguma taxa. Se estiverem interessados neste programa contatem GEO no 163 da Queen Street East, 2 andar, Toronto, ON M5A 1S1 ou pode mandar um email para geo@ontario.ca. O website e www.ontarioimmigration.ca

Pelo fato deste assunto ser complexo. Eu vou escrever mais sobre ele em outros postings.

Obrigada por seguir meu Blog.

Caros leitores do  blog Newcomer Canada, tenho recebido alguns emails de pessoas interessadas em esclarecer se pessoas sem documentos de imigração podem matricular seus filhos na escola. Para fazer isso claro, eu traduzi um material do “No One is Illegal” onde eles informam que no Ontario Education Act em seu artigo 49.1 é declarado o seguinte: “Uma pessoa que tem os requisitos para ser admitada na escola e que tem menos de 18 anos de idade, NÃO pode ter sua ADMISSÃO RECUSADA porque a pessoa ou os pais ou guardiões dessa pessoa Está Ilegal ( expressão usada no artigo da lei) no Canadá.

Eu acho que agora está mais claro, ou seja, o filho ou filhos de pessoas indocumentadas não podem ter a matrícula escolar recusada porque os pais não apresentaram documentos de imigração.  Os pais não precisam dizer que não têm estado imigratório e apenas dizer que não têm um documento da imigração para apresentar no ato da matrícula e se mesmo assim a escola insistir, os pais devem mencionar o Ontario Education Act e o artigo 49.1. Manterem-se informados é a arma que dispõem para garantir seus direitos.

CAMPANHA EDUCAÇÃO SIM,  DEPORTAÇÃO NÃO.

Todos devem ter direito à educação sem viver com medo de ser deportado.

Educação Sim  Deportação  Não (END) é um grupo de pessoas que atuam nas escolas  com os educadores criando conscientização através de uma campanha que garante justiça para imigrantes. Estudantes, professores, membros de sindicatos e membros comunitários fazem parte deste grupo para garantir que todos os estudantes independentemente do estado imigratório tenham acesso à educação.

Este grupo está se esforçando para fazer com que escolas elementares e secundárias sejam seguras e acessíveis para todos como é determinado na seção 49.1 do Ato de Educação do Ontário http://www.edu.gov.on.ca/extra/eng/ppm/136.html. Eles querem assegurar também que todas as pessoas têm acesso e igual oportunidades para frequentar colleges, universidades e aulas de inglês como segunda língua, sem mêdo das autoridades de imigração e de deportação.

Toronto tem por volta de 200.000 pessoas vivendo e trabalhando sem estado imigratório mas não estudando. Educação é um direito para todos – com ou sem documentos!

34 COMMENTS

  1. Suely que bom que encontrei o seu blog, eu tenho uma duvida e gostaria que me esclarecesse se possivel, tenho um visto de estudante para mais de 6 meses S-1 para um curso de pre degree e posteriormente me engressarei em um college, gostaria de levar minhas filhas comigo, pois seria extremamente dificil deixa-las, porem estou em duvida se terei que pagar escola para elas? minha viagem esta programada para um pouco mais de um mes e sinceramente nao estava preparada para pagar a escola, por favor gostaria que me esclarecesse esta duvida pois minha viagem depende desta resposta. obrigada.

    • Ola Helena,
      Obrigada pela consulta. Em resposta a sua pergunta, suas filhas sao consideradas estudantes internacionais e voce devera pagar pela escola em caso que as traga. Outra coisa se as trouxer e elas ficarem sem estudar isso nao contara positivamente para voce pois toda crianca deve ser mantida na escola, isso e lei no Canada. Caso voce queira mais tarde tentar a residencia permanente isso podera ser usado contra voce no processo, pois devera informar onde esteve e onde suas filhas estudaram.

      Espero ter ajudado.

      Suely

  2. Olá eu tenho curso técnico de enfermagem, e sou formada em Serviço Social, atualmente têm mercado de trabalho para essas duas profissões?

    • Ola Juliana, enfermagem e uma area muito boa mas para obter a lincenca aqui e muito complicado. Assistente social tem campo tambem mas quanto mais o trabalhador for qualificado mais dificil e para se conseguir emprego.

      Espero ter aujudado

      Suely

  3. Olá Suely,

    Estou indo para o Toronto dia 05 de maio e vou com o visto SW-1 de estudo com permissão de trabalho e junto estou levando meu filho de 6 anos de idade. Meu filho vai com visto de turismo de múltipla entrada, pois não tenho carta de aceitação de escola Elementary School e o consulado do Canada me ligou dizendo que o visto do meu filho precisa mudar para estudante assim q eu matricular ele na escola no Canadá.

    Minha dúvida:
    -Consigo matricular meu filho na escola Ellementary School pública ou Católica com o visto de turista?
    -Consigo mudar o visto dele assim que eu matricular ele na escola e com uma carat da escola ele passar para o visto de estudante?

    Peço muito sua ajuda com essas dúvidas.

    Obrigada,

    Lilian Sukeda
    meu email: liliansukeda@gmail.com

  4. Boa tarde Suely, ouvi falar que para trabalhar como bibliotecária aí no Canadá não precisa ter graduação na área, mas sim um mestrado em biblioteconomia. Sou formada em pedagogia, acha que posso tentar uma bolsa de mestrado nessa área? E se sim, em quais universidades? E para trabalhar como auxiliar ou técnica de biblioteconomia precisa ser formada na área?Onde existem cursos voltados para isso no Canadá?

    Desde já,agradeço pela atenção!!

    • Ana Paula, essa area aqui para trabalho nao e facil. Voce pode gastar um dinheirao com isso e encontrar muita dificuldade para se empregar. Para ser assistente de bibliotecario nao precisa graduacao mas e muito concorrido, os estudantes que terminam a high School sao os primeiros a aplicar para essas vagas. Infelizmente nao tenho tempo para fazer a pesquisa para responder a sperguntas especificas que fez. Sugiro procurar o website do Ontario Universities e o website http://www.workingincanada.gc.ca que voce pode pesquisar as ocupacoes no Canada.
      Abracos Suely

  5. Bom Dia Sueli,
    Por gentileza gostaria de algumas informacoes se for possivel.
    Eu moro no Canada, sou brasileira e falo portugues.Vc comentou que fez Especialização em Ensino de Portuguës para Estrangeiros. Foi aqui no Canada? Brasil? Em que cidade? Trabalho c/ criancas e tambem estarei ensinando a lingua portuguesa, gostaria de mais informacoes nesta area p/ poder ajuda-los.
    Muito obrigada e tenha um bom dia,
    Meg

    • Oi Meg,
      Nao eu nao disse isso, alias nao tenho nem experiencia nessa area. Sou assistente social e trabalho com imigrantes recem chegados. O que fiz foi acho que postar algo sobre qualificacao para professores. Faco parte do Conselho de Cidadaos de Toronto e o governo tem um plano para capacitacao desses professores. Estamos aguardando o novo consul chegar para nos reunirmos e definir como serao esses programas incentivados pelo governo. Assim que souber de algo te informo. Mantenha atenta no Facebook. A pagina do Conselho de Cidadaos e no Facebook, visite de um like que voce recebera os updates. Conselho de Cidadaos do Consulado de Toronto. Obrigada pela mensagem. Abracos Suely

  6. Ola meu noivo e formado em farmácia e tem muita vontade de exercer a profissão no canada. Somos de fortaleza e gostaria de saber como devemos proceder , vamos casar em abril e estamos pensando em ir no próximo ano. ele conseguindo o visto de estudante posso ir com ele com o visto para trabalho ?? temos o inglês super básico ,ele pode começar o estudo pelo curso de inglês e depois da continuidade no mestrado ? Fazendo o mestrado ele ja consegue validar o diploma dele de farmacêutico no canada? Desculpa mais são muitas duvidas ..srsrrs
    desde já agradeço.

    • Nao e facil revalidar diploma de Pharmacia no Canada por ser uma profissao regulamentada. Ele devera passar pelo processo de revalidacao junto a college de Pharmacistas. Nao e facil e nem rapido. Estudar ingles ate chegar no nivel de ir a uma universidade nao e rapido. O visto para estudar ingles nao e longo, geralmente curto prazo. Espero ter ajudado. Abracos, Suely

  7. Olá Suely,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog! Muito legal, nos ajuda muito com as suas informações. Estou pensando em fazer um curso no Canadá de 60 semanas podendo trabalhar 1 ano. Tenho 2 filhas (11 e 14 anos) e gostaria de levá-las comigo. É possível matriculá-las numa escola pública, ou terei que matriculá-las numa escola particular???

    Desde já agradeço,
    Christiane

  8. Meu marido e atleta da seleção brasileira de beach soccer ,atleta da marinha do brasil e atualmente joga num time da russia temos 2 filhos um de 3 e outro de 8 anos , vc acha que emprego para atletas e uma possibilidade ?
    Conseguiriamos matricular as crianças , alugar residencia ?
    manter uma vida mesmo com o visto de turista ,consegindo um emprego pode mudar o visto ?

    att Renata

  9. Oi Suely,
    Boa Tarde!
    Td bem?
    Meu nome é José Paulo e tenho uma pequena dúvida quanto aos tempos de residência e acredito que talvez você possa me responder. A nova lei de imigração C 14 entrou em vigor alguns meses atras e o periodo de residência mudou. No passado após o landing uma pessoa tinha que viver no Canada por 2 anos em 5 para renovar a residência e 3 anos em 5 para entrar com a cidadania. Agora com a nova lei meu entendimento é de que tem-se que viver em 6 anos pelo menos 180 dias por ano durante 4 anos para poder manter a residência.
    Minha pergunta é a seguinte:
    A lei afeta todos os residentes ou apenas aqueles que se tornaram residentes após a entrada em vigor da mesma?
    Eu e minha esposa fizemos nosso landing no dia 23/09/2013, voltamos para o Brasil para finalizar alguns projetos, e ainda estamos aqui no Brasil, ou seja, o landing aconteceu antes da lei entrar em vigor. Nós nos enquadramos na lei antiga ou teremos que vir e viver por 4 anos (180 dias por ano)?
    Qual é o nosso deadline para mudança definitiva?
    Grato pela atenção e parabéns pelo trabalho,
    José Paulo

  10. Oi Suely!
    Vc não está mais atualizando este site?
    Não vejo novos posts desde de dezembro de 2014…
    Vc tem algum outro site no qual vc está postando atualmente??
    Desde já
    Um abraço.

    • Patricia, infelizmente nao. Estamos tendo tantas atividades que o site ficou de lado por enquanto. Somos todos voluntarios e tivemos que definir prioridades. Voce nem imagina a gravidade dos temas que algumas pessoas pedem ajudam. Nao estou dando conta de tudo. Mas estou tentando achar um voluntario que possa se dedicar ao site.

      Obrigada pela visita e vou tentar o mais rapido possivel fazer mudancas. Siga nossa pagina no Facebook, la as noticias sao mais atualizadas.

      Suely

  11. Quero ir morar no Canadá com meus filhos. qual visto será aplicado se eu não tenho nível superior. Meus filhos podem estudar.

  12. Olá Suely td bem? Eu sou professor de educação física e minha esposa professora de inglês, temos uma filha de 5 meses, gostaria de saber se existe alguma possibilidade de imigração? em qual processo entrariamos? conseguimos exercer nossas profissões em Ontario? Minha esposa já fez intercambio no Toronto, e juntos já passamos férias dois anos seguidos em Montreal, não sei se isso ajuda no processo. Valeu!

  13. meu marido tem visto de trabalho e ele vai para toronto antes do meio do ano e eu vou depois . Como faço para matricular minha filha na escola elementary antes de chegar em toronto? Sei que para filhos de imigrantes que vão com contrato de trabalho , a escola publica é gratis e a catolica tambem. Você poderia me confirma essa informação e me orientar nesse sentido. Obrigada por sua atenção

  14. Bom dia, vou me formar no fim do ano em engenharia civil e estou fazendo planos para ir para o Canadá em 2017 com meu companheiro (a ideia é nos casarmos antes de irmos), sendo ele engenheiro da computação. Eu gostaria de saber que curso eu preciso fazer para que possa trabalhar no Canadá como professora de ensino básico e fundamental. Obrigada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here