Voluntariado é um tradicional valor canadense.

2
520

Eu venho de uma cultura onde voluntários são aqueles que alegram crianças e idosos em hospitais, alimentam mendigos nas ruas ou trabalham em programas sociais nas igrejas. As pessoas que se juntam para limpar uma área comum e pública, que ajudam no escritório de uma organização sem fim lucrativo, ajudam nas escolas, ou prestam serviços profissionais gratuitos 01 vez por semana ou por mês, são chamadas de burras porque estão fazendo o trabalho que é obrigação dos órgãos públicos fazerem ou são vistas sob aquele velho pensamento de que se pagaram estudos muito caros para que vão trabalhar de graça e outras coisas do genero. Essa foi a mentalidade da maioria das pessoas no ambiente em que fui criada e que hoje acho horrível e abomino. Não conseguia entender as pessoas criticando no Facebook, os jovens que postavam sobre o orgulho de serem voluntários na Copa das Confederações. Pensava, meu Deus como pode alguém criticá-los deveriam incentiva-los. Num país tão carente de atos de generosidade, as pessoas continuam ensinando aos nossos jovens que não vale a pena se doar. Foram chamados de idiotas por trabalhar “de graça” para FIFA. Será que essas pessoas não vêm que é melhor os jovens aprenderem a fazer algo de útil e adquirir alguma experiência e principalmente a noção de responsabilidade do que aprender como fazer quadradinho de oito?

Quem pensa que nada se ganha com o voluntariado esta totalmente enganado e quem pensa que quem voluntária não pode fazer isso movido por algum tipo de interesse comete outro engano. Os jovens no Canadá são obrigados a apresentar 40 horas de voluntariado para obtenção do diploma. Esses jovens quando terminam a escola secundária, já têm algo para colocar em seus resumes, experiência, senso de responsabilidade e conhecimento prático de alguma tarefa. Ao contrário dos nossos jovens que de prático pouco aprendem. No Canadá voluntariado é definido como ato que uma pessoa comete por vontade própria para alcançar um objetivo (interesse) sem a preocupação de beneficio financeiro – Voluntários são pessoas pessoas que traduziram o senso cívico em ação.

People in Canada are empowered or nurtured to believe that one person can make a difference.Immigrant focus group participant: As pessoas no Canada são fortalecidas pela crença de que uma pessoa tem que fazer a diferença. De acordo com resultados da pesquisa (NSGVP) 2000 – National Survey of Giving, Volunteering, and Participating, organizações sem fins lucrativos, individuos e a sociedade como um todo se beneficiam de atividades voluntarias.

Na pesquisa feita foi determinado os beneficios mais importantes para quem voluntaria:

  • 79% dos entrevistados disseram que ser voluntário melhorou as suas habilidades para se relacionarem com outros, como por exemplo, entender melhor as pessoas, motivar outros e de como lidar com situações difíceis;
  • 68% disseram que a atividade voluntária os ajudou a desenvolver suas habilidades de comunicação, e;
  • 63% disseram que aumentaram seus conhecimentos sobre determinados tópicos e áreas.

Referente as habilidades profissionais como motivação para voluntáriar, a pesquisa diz o seguinte:

  • 23% dos voluntários entrevistados disseram que a razão para voluntariar foi para melhorar as habilidades profissionais e;
  • 55% dos voluntários entre as idades de 15 a 24 anos de idade, disseram que voluntariar para aumentar as oportunidades profissionais.

Eu tenho minhas razões para voluntariar como todos nós devemos ter. Por exemplo eu trabalho em Toronto 5 a 8 horas por semana trabalhando como voluntária  prestando serviços profissionais para pessoas que não são elegíveis para o meu programa. O que ganho com isso, se não recebo pelo serviço? Primeiro, faço amigos, depois a satisfação pessoal de ter ajudado alguém, ter feito a diferença na vida de alguém e finalmente, essas pessoas que ajudo indicam outras pessoas (claro se o trabalho for bem feito, não adianta fazer um trabalho de qualquer jeito só por não receber compensação. Nesse caso é melhor não se propor a voluntariar).

Por que escrevo para o Jornal da Gente como colaboradora há quase 3 anos, dois artigos por mês, já totalizando 70 artigos escritos para beneficiar a comunidade, principalmente àqueles que ainda têm a barreira da língua. Porque me da satisfação quando o Valter Barberini me diz coisas do tipo: “Olha Suely, fui a um churrasco hoje e uma pessoa me disse que coleciona os artigos que você escreve, e todas vez que ela precisa de algo ela recorre a eles. Nunca pensei que ia poder um dia fazer a diferença. Coisas como essas me fazem querer trabalhar mais e mais. Até hoje só deixei de escrever um artigo e isso me partiu o coração. Não tenho pretensão nenhuma de ser jornalista. Com todo respeito aos jornalistas, não sou redatora, estou longe de escrever bem mas só quero ser útil de alguma forma e parece que estou sendo.

Finalmente, não importa suas razões, todos têm a ganhar com o voluntariado. Eu recomendo á todos que doem um pouco do tempo de vocês, existem oportunidades de voluntariar em quase todas as áreas, não é só em hospitais, é só querer. Em Toronto vocês podem procurar oportunidades através do website www.volunteertoronto.ca. As portas se abrem para quem e voluntário no Canadá. Voluntariar me tornou uma pessoa melhor, evito julgar as pessoas, sou mais tolerante e compreensiva e menos ambiciosa. Podem dizer que não é fácil conciliar família, trabalho e voluntariado. Na verdade não é, principalmente para nós mulheres. Toda vez que posso levo meu filho comigo, ele esta aprendendo a importância de ser voluntário. Indico aos meus clientes atividades voluntárias todos os dias. É a melhor boa maneira de fazer um networking profissional e de integrar na sociedade canadense aos poucos, sem pressão e no seu próprio passo. E o mais importante nos mantêm ocupados. Se quiserem mais informações sobre voluntariado me mandem mensagem para anunciac@hotmail.com.

2 COMMENTS

  1. ola , me chamo samantha; estou indo para o canada, e gostaria de me inscrever para fazer esse tipo de atividade, pera melhorar minha comunicação em ingles.

    • Oi Samantha,
      O trabalho voluntario vai depender muito do tempo que voce ficara no Canada e do seu nivel de ingles. O procedimento para voluntariar e o mesmo de uma entrevista de trabalho. Tem que competir pela vaga, apresentar resume e passar por entrevista. Muita gente acab sendo contratado atraves do voluntariado.

LEAVE A REPLY

um × 2 =