Use o LinkedIn como seu aliado na procura por trabalho linkedin  Como sou assessora de carreira no Canadá e ajudo pessoas a se prepararem para procurar trabalho eu fortemente recomendo o uso do LinkedIn como seu principal parceiro na procura por emprego. O LinkedIn possui a opção de obter recomendações de pessoas que conhecem o seu trabalho que podem abrir portas aqui no Canadá. Todos sabem que na cultura de trabalho canadense “networking” é a principal ferramenta para encontrar trabalho, ou seja, quem você conhece  e quem te recomenda, é quem lhe abre as portas. Mesmo que não estejam trabalhando no Canadá ainda devem abrir uma conta no LinkedIn que é grátis e começar a se fazer conhecido no campo profissional. Inscrevam-se em grupos profissionais relacionados com o seu campo de atuação, faça comentários, compartilhe ideias, dê sugestões, e ajudem aqueles que procuram por informação na sua área. LinkedIn também tem o serviço de anúncios de emprego e muita gente tem encontrado trabalho por lá. Tive um cliente que veio da América do Sul dois dias antes de duas entrevistas de emprego que ele marcou através do LinkedIn. Se estão interessados em usar esta poderosa ferramenta a seu favor eu faço as seguintes sugestões:

1. Complete seu perfil no LinkedIn antes de permitir que ele esteja disponível para o público;

2. Cuidado com erros de digitação e gramática, use um dicionário quando for criar seu perfil;

3. Se quer trabalhar no Canadá crie um perfil em inglês, se seu inglês não está muito bom peça ajuda de um amigo, vale a pena o esforço;

4. Coloque os últimos empregos nos respectivos campos para atividades profissionais;

5. Crie seu “sound bite”. Isto é o que você diria se tivesse que convencer o melhor empregador do mundo sobre quem você ´é profissionalmente em 45 segundos. Crie seu próprio comercial, diga quem é, o que quer, o que fez, e porque você é a pessoa ideal para seu campo de especialização. Isso funciona e é eficiente, você pode usar isso também nas entrevistas de trabalho ou quando se apresenta para alguém em seu campo profissional;

6. Convide amigos para o seu network, quanto mais pessoas tiver no seu network mais visibilidade terá. É importante que procurem pessoas no seu campo de atuação, façam pesquisas através do LinkedIn das empresas que você sonha em trabalhar. Conecte-se com os funcionários dessas empresas e façam seu network.

7. Procure recrutadores através da procura no LinkedIn e tente se conectar com alguns eles sempre estão colocando oportunidades de trabalho no network deles.

Lembrem-se que no Canadá anúncios de empregos saem caro para as empresas e muitas delas estão utilizando social media para contratar com custo quase que zero. Portanto, vejam o LinkedIn como mais um aliado na sua busca por emprego. Personalize seu URL no LinkedIn retirando os números que acompanham seu nome para facilitar a busca quando alguém busca informação sobre você. Normalmente quando alguém google seu nome a primeira informação que aparece é seu perfil profissional no LinkedIn.

Pessoal crie sua identidade na internete, mantenha isso como se preservasse sua reputação. Coloque foto no LinkedIn mas nunca fotos que não sejam profissionais. Não coloque foto sua com outra pessoa ou de animais ou crianças ou suas quando eram crianças. Isso não trará uma boa imagem para seu perfil profissional.

Se estiverem interessados em aprender mais sobre como tirar vantagem do LinkedIn e Facebook para encontrar trabalho, atendam meu workshop que tem 3 sessões e uma delas no computador para atividades práticas. No final das 3 sessões participantes recebem um certificado. Para registrar só precisam me contatar e pode ser aqui pelo meu blog.

LEAVE A REPLY

19 − 17 =