RESP – PLANO ESPECIAL DE POUPANÇA PARA EDUCAÇÃO

Registered Education Special Plan – Um plano registrado de poupança para educação (RESP), é uma conta de poupança especial iniciada por você ou um membro de sua família, até mesmo amigos para garantir a educação de seus filhos depois que terminarem a escola secundária.

RESPs são planos registrados pelo governo do Canadá com objetivo de economizar para o futuro educacional de suas crianças sem ter que pagar impostos sobre eles desde que seus filhos se matriculem em um curso pós escola secundária.

O Plano de poupança para educação foi criado para encorajar as pessoas a se prepararem para a educação de seus filhos depois da escola secundária. Algumas regras especiais podem se aplicarem caso sua criança esteja entre 15 e 17 anos de idade.

A vantagem desses planos é que o governo do Canadá vai te ajudar a poupar para a educação de seus filhos adicionando dinheiro à sua conta de RESP através de incentivos. Esses incentivos só estão disponíveis para quem abrir uma conta dessas contas.

Para quem vive em Alberta há uma vantagem extra para quem tem um RESP, o portador do plano pode ser elegível para receber uma bolsa de estudo do programa Alberta Centennial Education Savings Plan. Para maiores informações contate 1-866-515-2237, ou visite www.aces.alberta.ca

Qualquer pessoa pode abrir um RESP para as crianças incluindo os pais, guardiões, avós, outros parentes ou amigos. Uma conta de RESP pode ser aberta através de uma instituição financeira ou um assistente financeiro certificado pelo governo ou empresas de planos para grupos. Você pode encontrar uma lista com as empresas e pessoas qualificadas a abrir uma conta de RESP visitando o website www.canlearn.ca

Você vai precisar para abrir uma conta poupança de RESP o seu número de seguro social – SIN e da criança para qual a conta será aberta; (Não se paga para obter um SIN e até um bebê pode possuir um.

Existe um montante mínimo para ser depositado em uma RESP conta?

O valor a ser depositado dependerá do tipo de RESP que você escolher. Alguns tipos têm um mínimo que deve ser depositado como requerimento. Pesquise qual é o melhor plano que irá se encaixar em seu orçamento e te trazer maior rendimento.

E necessário ter uma conta bancária para abrir uma RESP conta? Não

Quanto devo depositar em uma RESP conta? Para cada criança intitulada na conta, você pode por até $50.000. Não existe limite para depósito anual. Notem que o governo só irá adicionar dinheiro sobre os primeiros $2.500,00 poupados a cada ano.

Qual é a periodicidade dos depósitos? Como existem vários tipos de conta, umas podem exigir um valor mensal específico e outras permitem que você faça depósitos quando quiser. Quanto mais cedo começar, mais o dinheiro irá aumentar. Mesmo se colocar $5,00 por semana fará uma diferença já que o governo vai adicionar dinheiro sobre o dinheiro que você coloca.

Posso abrir uma conta de RESP para mim? Sim, pois não há limite de idade para se abrir uma dessas contas. Você pode abrir uma conta para uma criança ou nomear você ou outro adulto como beneficiário do seu plano. Uma conta de RESP permite que adultos recebam juros em suas contas de poupança para educação.

Você pode escolher um entre três tipos de RESPs: Planos família, individual ou em grupo. Antes de escolher seu plano, peça ao seu conselheiro financeiro para explicar os tipos diferentes de planos para que você possa escolher o plano que mais de adapta às suas necessidades.

Antes de abrir sua conta pergunte ao seu conselheiro financeiro para lhe explicar sobre as taxas existentes, penalidades se não fizer os depósitos regulares. Não escolha logo o primeiro pesquise os tipos e custos de um RESP para escolher o melhor plano para você.

É muito importante que faça uma decisão com tempo para pesquisar e decidir. Qualquer instituição de fornece serviço de abertura de uma RESP conta possui alguém para lhe explicar como isso funciona. Sinta-se livre para perguntar sobre as opções de planos que existem incluindo os benefícios e riscos de cada tipo. E não se esqueça de pedir uma lista de taxas e penalidades que possam aplicar a cada tipo de conta.

Paga-se impostos sobre o dinheiro depositado em uma conta de RESP? Você não irá pagar impostos sobre o dinheiro contribuído para uma conta de RESP. Contudo, os juros que receberá desse investimento serão alvo de impostos, mas apenas depois que a conta de RESP for fechada ou o dinheiro for retirado para pagar a educação de sua criança. Desde que estudantes têm pouco recurso financeiro ou nenhum rendimento, eles podem escolher retirar o dinheiro sem pagar impostos.

Qual é a contribuição do governo? Para cada $500,00 que você deposita o governo contribui da seguinte forma:

♥Até $200,00 dólares se a renda anual da família for igual ou inferior a $38.832,00;

Ÿ♥ Até $150,00 dólares se a renda anual da família for entre $38.832,00 e $77.664,00 e;

Ÿ ♥Até $100,00 dólares se a renda anual da família for maior de $77.664,00

Obs.: O valor da renda familiar muda todos os anos. Os valores acima se referem a 2009. Pergunte à sua instituição financeira ou conselheiro financeiro sobre os valores para 2011.

Quando você economiza mais de $500 dólares por ano, o governo pode adicionar até $400 dólares nos próximos $2.000 dólares que forem economizados.

O valor máximo dado pelo governo do Canadá para cada criança intitulada em um plano de educação é de $7.200,00 dólares.

Existem conselheiros financeiros brasileiros que você pode consultar se desejar abri uma conta de RESP para garantir a educação dos seus filhos.

No próximo artigo vou falar de uma ajuda do governo para famílias de baixa renda que abriram um RESP mas não puderam fazer depósitos e também como retirar essa poupança quando sua criança for estudar.

Fonte: RESP: Special Savings Plan for Education – Human Resources and Skills Development Canada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here