Reabertura do Programa Federal para Trabalhador Qualificado prevista para 4 de Maio 2013

12
545

Como alguns de vocês sabem tenho um blog onde escrevo informação comunitária sobre o Canadá. Por causa dele recebo muitos questionamentos de pessoas que pretendem imigrar para o Canadá e muitos deles estão ansiosos pela reabertura do programa federal de trabalhador qualificado que foi suspenso em julho de 2012 para mudanças. Portanto, por causa da importância desse tema para muitas pessoas e se você conhece alguém que está se candidatando ou quer se candidatar à residência permanente através desse programa, mande este artigo para eles, que vai ajudar a esclarecer um pouco sobre as mudanças feitas nesse programa.

O novo processo de seleção do programa federal para trabalhador qualificado irá voltar a aceitar candidaturas à residência permanente no dia 04 de maio de 2013. Para uma pessoa se candidatar  através desse programa renovado, ela (e) deverá se encaixar em ao menos um dos seguintes critérios de elegibilidade, que são:

  •   Ter ao menos um ano de experiência continua em regime de tempo integral (ou equivalente) de trabalho (dentro da última década) em uma das 24 profissões elegíveis para o programa e obter ao menos 67 pontos baseados em outros fatores do processo de imigração; ou
  • Qualificar para um trabalho arranjado de acordo com uma opinião do mercado de trabalho juntamente com uma oferta de trabalho de um empregador canadense; ou
  • Ter completado um curso de Doutorado (PHD) no Canadá ou ter completado dois anos de estudo relativos a um doutorado no Canadá, em uma instituição reconhecida pelo governo.

As 24 profissões com seus respectivos números no sistema ocupacional canadense elegíveis para o processo federal de trabalhador qualificado são:

  1.  (0211) Gerentes de engenharia 
           
  2.  (1112) Analistas financeiros e de investimento
  3.  (2113) Geólogos e oceanógrafos
  4.  (2131) Engenheiros civis
  5.  (2132) Engenheiros mecânicos
  6.  (2134) Engenheiros químicos
  7.  (2143) Engenheiros de mineração
  8.  (2144) Engenheiros geológicos
  9.  (2145) Engenheiros de petróleo
  10.  (2146) Engenheiros aeroespaciais
  11.  (2147) Engenheiros de computação (exceto os engenheiros de software / designers)
  12.  (2154) Técnico agrário
  13.  (2174) Programadores e desenvolvedores de mídia interativa
  14.  (2243) Técnicos de instrumentos industriais e mecânicos
  15.  (2263) Inspetores de saúde pública e ambiental e segurança e saúde ocupacional
  16.  (3141) Audiologistas e fonoaudiólogos
  17.  (3142) fisioterapeutas
  18.  (3143) Terapeutas ocupacionais
  19.  (3211) Técnicos de laboratório médico
  20.  (3212) Técnicos de laboratório médico e assistentes de patologia
  21.  (3214) Perfusionistas clínicos e tecnólogos cardiopulmonares
  22.  (3215) Tecnólogos radiação médica
  23.  (3216) Médicos ultrassonografistas
  24.  (3217) Técnicos de cardiologia e tecnólogos de diagnóstico eletrofisiológico (não                               classificada em outra parte)

O governo anunciou no dia 18 de abril de 2013 o seguinte:

O governo limitou a 5.000 o número de candidaturas à residencia permanente que serão aceitas para processamento. Dentro desse limite máximo de 5.000 candidaturas, para cada ocupação serão aceitos um número máximo de 300 candidatos. Para as candidaturas feitas dentro do programa de doutorado, o governo aceitará 1.000 candidaturas entre 4 de maio de 2013 até 30 de abril de 2014.

As organizações educacionais que farão a equivalência dos diplomas profissionais são:

* Comparative Education Services da Universidade de Toronto

http://learn.utoronto.ca/international-professionals/comparative-education-service-ces

* International Credential Assessment Service of Canada – http://www.icascanada.ca/fsw/

* World Education Services – http://www.wes.org/ca/fswp/

* Medical Council of Canada – http://www.mcc.ca/en/

Comecem a preparer agora seus documentos:

  • Façam o teste do IELTS logo que possível para saber seus pontos;
  • Preparem um résumé com sua educação e sua experiência profissional. Sua experiência deve ser correspondente às obrigações e responsabilidades em sua profissão de acordo com a lista de profissões acima.
  • Junte todos os seus documentos de estudos, tais como histórico escolar, diplomas, e descrição do curso que fizeram.
  • Junte todos os seus documentos pessoais e prova de fundos.
  • Se for casado (a) ou vive em uma união estável, recolha os documentos da (o) sua (seu) esposa (o) ou parceiro (a). Sua profissão pode não estar na lista mas de seu cônjuge ou parceiro (a) pode estar.

Se o interessado (a) à candidatura para residente permanente através do programa federal de trabalhador qualificado, não tiver sua profissão na lista acima, ou a pessoa não tenha um ano de experiência dentro dos 10 últimos anos, ou a pessoa não tenha uma oferta de trabalho, são encorajados á procurar uma oferta de trabalho canadense.

Lembre-se, caso um empregador canadense estiver disposto á contratar uma pessoa nas condições acima, o empregador deverá submeter um pedido para obter uma Opinião de Mercado de Trabalho (LMO), demonstrando que a posição para a qual querem contratar essa pessoa foi publicada com salário competitivo e que nenhum canadense que se candidatou para a vaga era qualificado para exercer o trabalho. Uma vez que a opinião de mercado de trabalho for confirmada, a pessoa poderá aplicar para um visto de trabalho. Depois de entrar no Canadá com a permissão de trabalho, e se o empregador extender a oferta de trabalho para tempo indeterminado caso a pessoa obtenha residência permanente, essa pessoa poderá aplicar para a residência permanente alegando os pontos relacionados a oferta de trabalho. Nesse caso a pessoa deverá permanecer trabalhando com o mesmo empregador e manter o visto de trabalho válido até que o visto de imigrante seja emitido. É também possível, que um empregador canadense peça a opinião de mercado de trabalho por essa pessoa que querem contratar, mesmo que a pessoa não tenha intenção de trabalhar no Canadá antes de se candidatar à residencia permanente. Com uma opinião positiva do mercado de trabalho para determinada profissão, a pessoa poderá submeter a candidatura à residencia permanente sem ter que se submeter à lista de profissões ou cotas disponíveis.

Documento baseado em artigo da Pace Law Firm.

 

 

12 COMMENTS

  1. boa noite quero conhecer o canada e queria orientaçoes sobre o pais obridgada
    sou marlene meu face marlene cardozo florianopolis sc

  2. Boa tarde
    Meu esposo trabalha numa empresa Canadense e recebeu uma proposta para ser contratado diretamente pela empresa Canadense, não seria transferência e sim “permanent relocation”. Temos dúvida em relação a entrada no processo de visto para mim, afinal eu não iria a trabalho, e sim de mudança com meu esposo. Até tenho a intenção de trabalhar e estudar, mas não tem nada certo em relação a isso ainda, ou seja, devo considerar apenas me mudar junto com ele. Por favor, como funciona neste caso? Existe um tipo de visto especifico, esse processo demora muito tempo?
    Será para a província de British Columbia.
    Obrigada,
    Juliana.

    • Juliana, voce recebera o mesmo visto que seu marido recebera. Pelo que entendi ele vem como permanente nao e? Ele tera que entrar como Federal Skilled Worker Program, o que vai ser rapido pois a companhia vai contrata-lo por la. Como acompanhante voce recebera o mesmo estado imigrataorio que ele. Abracos
      Suely

  3. Olá sou Tecnologo em Alimentos e minha noiva é Engenheira Química, como fazemos a nossa inscrição para o programa? Mais ou menos de quanto precisaríamos em R$ para essa mudança?

    Obrigado

  4. olá bom dia , sou formada em enfermagem e vi que minha profissao nao esta mais na lista , gostaria de conhecer seu blog e saber mais informaçoes de outras possibilidades para imigrar no canada obrigado

  5. Ola Suely!
    Meu nome eh Janderson tenho 31 anos, casado com 2 filhos.
    Morei nos EUA por 6 anos aonde trabalhei na construção de casas, (wood Framing)
    Estou em Blumenau por 4 anos aonde continuo com a profissão de carpinteiro.
    Tu sabe de alguma oportunidade para o meu perfil.
    Grato

LEAVE A REPLY

1 + dez =