Mercado de Trabalho Escondido, como acessar o que nao pode ser visto. hjmNesse artigo vou falar de novo do “Mercado de Trabalho Escondido” porque ele é responsável por 80% das vagas de empregos disponíveis nesse país. Portanto, é necessário entender como ele funciona e como podemos acessá-lo.

Mercado de Trabalho Visível: É necessário entender primeiro o mercado de trabalho que esta visível, que é o que chamamos de vagas anunciadas em websites e jornais. Nesses casos, o empregador está procurando por candidatos. Esse mercado de trabalho visível, representa de 20% a 30% do mercado como um todo. Esse mercado de trabalho visível pode ser muito frustrante, lento, e problemático tanto para os empregadores como para os candidatos. Para o candidato, isso significa, muita competição e para o empregador significa muitos resumes para separar e avaliar. Muita gente encontra trabalho no mercado que esta visível, e muitos deles possuem ou excedem os requerimentos da vaga. Contudo, o mercado de trabalho visível representa apenas uma pequena fatia de todos as vagas de trabalho disponíveis. Alguns segmentos da força de trabalho que contam com mercado de trabalho visível, em sua maioria, são vagas do governo. Essas vagas são anunciadas constantemente pela distribuição de anúncios de vagas e anúncios nos classificados. Dentro do setor privado, o mercado de trabalho visível é relacionado à uma alta demanda e menos candidatos qualificados. Alguns empregadores em determinadas indústrias podem não precisar de anunciar suas vagas de trabalho porque um número suficiente de candidatos qualificados é encontrado e nesse caso economiza ao empregador o trabalho de procurar por eles.

Mesmo que as qualificações de um candidato esteja em alta demanda, esse candidato pode estar perdendo a chance de encontrar o trabalho ideal para ele porque 80% de todas as vagas de trabalho NÃO SÃO ANÚNCIADAS.

Mercado de Trabalho Escondido: Esse é o mercado onde o candidato procura pelo empregador para empregá-lo em vagas que não são anúnciadas. O que significa que quase 80% de todas as posições de trabalho no Canadá são preenchidas sem serem anúnciadas. Essas posições são preenchidas por candidatos que chegam à atenção do empregador através de recomendações de outros funcionários, de parceiros de negócios, recrutadores, ou por contato direto com o candidato. Os candidatos que têem sucesso no mercado de trabalho escondido são capazes de conectar com a rede de trabalho (network) dos empregadores. Isso não significa que o empregador conhece eles, mas os candidatos chegam pré-recomendados por alguém que o empregador confia. O candidato usa seus contatos para conectar com os contatos do empregador, portanto, “networking” é a chave para o mercado de trabalho Escondido.

 O mercado de trabalho escondido está tão perto dos candidatos como está o telefone de casa, ou a conta de email. Os contatos do candidato e todos que ele encontra através dos próprios contatos podem ajudá-lo a saber sobre novas vagas, projetos ou necessidades que não serão formalmente anúnciadas. Empregadores estão constantemente a procura de candidatos que são qualificados para substituir funcionários que saíram por vontade própria, por aposentadoria, ou por serem ineficientes para trabalhar em novos projetos ou para adicionar conhecimento em uma determinada área. Ligar para empregadores sem uma recomendação ou uma conexão é conhecido como chamada fria “Cold Call.” Chamadas frias podem também resultar em uma entrevista, mas o candidato precisa se preparar para muitas rejeições no correr do caminho.

Como entrar no “Mercado de Trabalho Escondido.”

Para se ter sucesso nesse mercado é preciso fazer o seguinte:

  1. Identifique a posição de trabalho de seu interesse. Isso efeito através da identificação das suas habilidades e objetivos, depois, procure por áreas de trabalho específicas que podem te contatar por suas habilidades;
  2. Mantenha o foco nas sua qualidades, no que você tem para oferecer;
  3. Crie uma lista de potenciais empregadores que podem lhe contratar;
  4. Acione os seus contatos “Networking.”
  5. Contate os empregadores que você listou. Isso inclui pesquisando quem é a pessoa responsável pela contratação e desenvolva um plano para contatar essa pessoa.

O guia industrial pode ajudar a encontrar os empregadores no seu campo. Visite

www.hrsdc.gc.ca.

Use o Linkedin como ferramenta para conectar com potencial empregadores e comece seu “networking.”  Boa Sorte!

 

2 COMMENTS

  1. Parabéns pelo Blog, Muito bom o seu trabalho ai no Canadá. Acredito que assim como eu você já deve ter ajudado muitas pessoas.

    Eu vou ao Canadá no fim desse ano, com a intenção de ficar 30 dias mais estou muito interessado em trabalhar e viver no Canadá. Eu gostaria de saber como é o mercado de trabalho durante o inverno ? Há tantas oportunidades quanto no verão ?

    Eu sou formado em Sistema de Informação e estou acabando minha pós graduação em gerencia de redes. Tenho mais de 15 anos de experiência na área de TI.

    Estou viajando com minha namorada que também tem muito interesse em trabalhar e morar no Canadá, ela trabalha como professora de inglês e também tem muita experiência na área.

    Desde já agradeço pelas informações.

LEAVE A REPLY

dois × 5 =