Informação para pessoas que querem estudar no Canada.

0
666

estudvisaVários estudantes brasileiros entram em contato comigo através do meu blog Comunidade Brasil Canada para saber mais sobre como estudar e obter um visto de estudante. Esse tipo de informação é muito extensa e depende de vários fatores como tempo do curso que o estudante pretende fazer, área do curso, e dinheiro que ele tem quer gastar. Essas são informações que precisam ser pesquisadas pelo próprio estudante, ninguém irá dizer o curso que eles devem fazer e onde irão fazer. A informação que posso adiantar para os estudantes brasileiros  é a seguinte: É necessário, antes de registrar em um curso,  ter a certeza que o programa de estudo canadense ou instituição educacional de escolha vai atender aos seus objetivos. Para evitar perda de tempo e de dinheiro é necessário ter em consideração o seguinte:

  1. Verifique se os diplomas obtidos no Canada são reconhecidos no Brasil em sua área profissional.
  2. Para encontrar um programa ou instituição de seu interesse use os seguintes websites:

Todos os links acima fornecem informação sobre instituições reconhecidas pelo governo e também informação sobre os vistos necessários para os estudantes.

  1. Certifique-se que a instituição educacional escolhida é reconhecida pelo governo. Visto a educação no Canada ser de responsabilidade dos governos provinciais e territoriais, suas leis autorizam ou não o funcionamento dessas instituições.
  2. Uma vez que o curso e a instituição foram escolhidos e a decisão de matricular foi tomada, lembre-se que o processo de admissão é demorado e deve ser iniciado ao menos 01 ano antes do curso iniciar para que haja tempo necessário para juntar toda a informação e  documentos necessários à matricula. Para obter toda a informação necessária, o estudante deve escrever diretamente para a instituição escolhida (escritório de admissão) e pedir informação detalhada sobre como registrar num determinado programa e os formulários para preencher. O escritório da instituição irá informar sobre os documentos necessários, necessidade e tipo de tradução, e os requerimentos para obtenção do visto de estudante. A decisão da instituição educacional sobre aceitar ou não o estudante e normalmente feita dentro de um período de 6 meses após a data determinada como ultimo dia de inscrição. Isso pode variar de escola para escola, não sendo uma regra inflexível.
  • Em algumas províncias e juridições a matricula pode ser feita online. Visite os seguintes websites:

Alberta – http://www.alis.gov.ab.ca/learning/ao/postsecondary.asp

British Columbia – https://applybc.ca/

Ontario – http://www.ouac.on.ca/ ou http://www.ontariocolleges.ca/

Quebec – hhtp://www.sram.qc.ca/ ou http://www.sraq.qc.ca/ ou http://srasl.qc.ca/

  • Requerimentos de nível de linguagem é verificado pela maioria das instituições de ensino, normalmente através de testes de avaliação de língua. Confirme com a instituição o nível mínimo exigido para admissão e se deve ser inglês ou francês.
  • Consulte o consulado ou embaixada canadense mais próximo de sua cidade e pergunte quais sãos os requerimentos para entrada no Canada, é possível obter informação através do website http://www.cic.gc.ca/english/study/index.asp
  • Calcule os custos do cursos no Canada através do website http://www.educationau-incanada.ca/
  • Para obter informação sobre bolsas de estudo, contate o governo brasileiro para pesquisar sobre oportunidades e também o escritório de assistência financeira da college ou universidade que escolheu. Para mais informações sobre esse tema visite http://www.cicic.ca/389/student-financial-assistance.canada.
  • Para trabalhar enquanto estuda, fique ciente que haverá oportunidades limitadas de trabalho para estudantes. Caso o curso seja a nível de mestrado ou doutorado, o estudante poderá trabalhar na universidade como assistente de professor ou de pesquisador. É necessário perguntar sobre essas oportunidades na instituição escolhida. Para maiores informações visite o website Estudando no Canada no http://cic.gc.ca/english/study/work.asp
  • Para obter residência permanente depois de graduado o estudante poderá se candidatar através do Programa Canadian Experience Class. Para saber os requerimentos visite o website http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/cec/graduates.asp

Caro leitores esse artigo foi baseado em publicação do Canadian Information Centre for International Credentials (CICIC). Para maiores informações envie sua pergunta para http://www.cicic.ca/691/ask-us-a-question.canada.

Caso um estudante tenha dificuldade para seguir os estepes acima para admissão em uma college ou universidade, ele devera reconsiderar, se é hora para ingressar em uma instituição de ensino em inglês e devera melhorar suas habilidades com a língua inglesa, pesquisa, e para seguir instruções. Caso contrario não terá sucesso em um curso no Canada.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here