Fique alerta para Fraudes contra a imigração

0
227

Neste artigo falo sobre o que fraude de imigração e com as pessoas podem e devem se defender desse tipo de crime. A informação contida aqui foi traduzida do booklet “ Immigration Fraud  – Protect Yourself!”  produzido pela Imigração e Cidadania do Canadá.  Muitos de nós já vimos em  algum lugar, anúncios que prometem visto de trabalho garantindo altos salários no Canadá. Ou então, ofertas de bolsas de estudo para estudar nas colleges e universidades canadenses. Alguns desses anúncios até prometem custear o transporte para o Canadá. Pessoas que pretendem vir para o Canadá devem estar atentas para ofertas fraudulentas como essas. Na realidade, fazer uso desse tipo serviço para tentar imigrar para o Canadá pode resultar na rejeição de sua aplicação para vir.

O sistema de imigração do Canadá é baseado em justiça. Cada aplicação recebe consideração igual. Ninguém tem contato especial e ninguém pode prometer que sua aplicação para imigrar para o Canadá receberá tratamento especial ou guarantir que ela será aprovada.

O que precisamos saber:

  1. Não é necessário contratar um consultor de imigração ou advogado para aplicar por um visto ou cidadania canadense;
  2. Consultores de imigração não têm contato especial com os oficias Canadenses e não podem guarantir um visto a ninguém. Ninguém no Canadá pode garantir vistos.
  3. Apenas oficiais autorizados nas embaixadas canadenses, alto-comissionários, e consuls podem decidir se um visto será ou não concedido;
  4. Não se sinta tentado a usar documentos falsos para aplicar para vistos pois isso resultará na negação do visto.
  5. Fique alerta para esquemas na internet e falsos websites. O site oficial da Cidadania e imigração do Canadá – CIC é www.cic.gc.ca;
  6. No site da CIC se encontra de graça os formulários e guias para qualquer tipo de visto;
  7. As taxas para processar o pedido de visto são as mesmas em todos os escritórios canadenses de visto no mundo. As taxas são baseadas no valor do dólar canadense do dia;
  8. Os escritórios da imigração canadense nunca irão lhe pedir par depositar dinheiro em uma conta pessoal de alguém ou para transferir dinheiro através de uma compania privada específica.

Como escolher um consultor de imigração ou advogado para tratar de seu visto:

Em caso que o aplicante decida contratar um consultor de imigração ele deve escolher cuidadosamente:

  1. Peça à alguém que confie para recomendar um consultor ou advogado de imigração;
  2. Fale com mais de um consultor de imigração antes de decidir qual que vai contratar; confira as referências e descubra por quanto tempo eles vêm prestando este tipo de serviço;
  3. Certifique-se de entender exatamente quais os serviços eles irão fornecer, e quanto isso lhe custará. Peça essa informação por escrito.
  4. Não contrate ninguém que não esteja autorizado pelo Governo do Canadá!

Os únicos profissionais que podem cobrar para te representar ou aconselhar em assuntos de refúgio ou imigração com o governo do Canadá são:

Advogados que são membros com bom desempenho de uma sociedade legal provincial ou territorial canadense;

Tabeliões que são membros com bom desempenho da câmara de tabeliões da província de Quebec; e

Consultores de imigração que são membros com bom desempenho da sociedade Canadense de Consultores de Imigração.

O governo do Canadá não irá lidar com representantes não autorizados e que cobram por esses serviços.

Para saber se a pessoa que está pensando em contratar para te representar é autorizada pelo Governo do Canadá, pergunte se eles são membros de uma das associações mencionadas acima. E possível checar com as associações se a pessoa esta registrada com eles. Para obter o contato dessas organizações visite o website www.cic.gc.ca-fraud.

LEAVE A REPLY

14 − 6 =