CLB Aqueles que já estão no Canadá por mais de 6 meses devem se lembrar do teste de proficiência de inglês que temos que fazer para saber o nível de inglês em que estamos antes de fazer matricula nos programas de LINC ou ESL.

São 8  níveis básicos de inglês ensinados em programas financiados pela Imigração do Canadá e  para que possam entender o que significa cada nível vou explicar cada um deles. É importante saber o que representa cada nível principalmente porque agora é necessário o mínimo nível 4 para quem vai se candidatar à cidadania canadense e o mínimo nível 7 para quem vai se candidatar à residência permanente pelo Programa  Federal para Trabalhadores Qualificados.

A referência de língua canadense “Canadian Language Benchmark,” é um sistema de 12 níveis, usado para descrever habilidades de compreensão, inglês falado, leitura e escrita. O teste feito para imigrantes recém-chegados mede as habilidades dentro dos primeiros 8 níveis da referencia de língua canadense – CLBPT (Canadian Benchmark Placement Test).

CLB Compreensão CLB Inglês Falado CLB Leitura CLB Escrita
Nível 1

A pessoa entende algumas palavras simples e familiares. Cumprimenta outras pessoas em resposta á um cumprimento, contudo, precisa de muita ajuda para entender o que outras pessoas falam em inglês.

Nível 1

A pessoa cumprimenta e fornece informação simples sobre ela. Usa apenas algumas palavras e precisa de ajuda quando fala

Nível 1

A pessoa lê o alfabeto e palavras simples e comuns com ajuda de figuras

Nível 1

A pessoa copia palavras e números. Escreve algumas palavras.

Nível 2

Entende palavras simples e familiares, frases e sentenças. Compreende perguntas básicas sobre si própria. Precisa de ajuda para entender o que as pessoas dizem

Nível 2

Cumprimenta as pessoas e fornece informação simples sobre si própria. Normalmente não tem as palavras que precisa, portanto precisa de alguma ajuda quando fala.

Nível 2

Lê o alfabeto, palavras simples e sentenças bem simples sobre o dia a dia. Usa figuras para lhe ajudar.

Nível 2

Copia palavras e números corretamente. Escreve algumas sentenças curtas sobre si própria.

Nível 3

Entende sentenças curtas sobre os tópicos do dia a dia. Entende perguntas simples sobre si e algumas perguntas sobre tópicos familiares. Algumas vezes precisa de ajuda para entender o que os outros dizem.

Nível 3

Fala algumas palavras simples sobre tópicos familiares do dia a dia. Responde perguntas simples sobre si próprio usando palavras avulsas ou sentenças curtas. Ainda precisa alguma ajuda quando fala.

Nível 3

Lê e entende palavras simples do dia a dia. Entende informação básica de histórias simples e curtas sobre eventos rotineiros. Usa figuras como ajuda.

Nível 3

Escreve sentenças curtas e simples sobe si própria e coisas que conhece bem como a própria família ou lugares familiares.

Nível 4

Entende perguntas simples e informação sobre tópicos familiares do dia a dia. Entende quando alguém fala sobre o que eles gostam e desgostam. Precisa de pouca ajuda para entender o que os outros dizem

Nível 4

Participa nas conversas do dia a dia e descreve as próprias experiências pessoais. Usa sentenças curtas e fala sobre as próprias preferências, o que gosta e o que não gosta. Não precisa de muita ajuda quando fala.

Nível 4

Lê muitas palavras e sentenças familiares. Entende histórias simples sobre tópicos familiares. Obtém informação de longas descrições sobre tópicos menos familiares.

Nível 4

Usa sentenças simples e curtas para escrever um parágrafo sobre uma experiência pessoal ou outro tópico familiar.

Nível 5

Entende muitas palavras e frases sobre tópicos familiares ditos em uma velocidade de fala normal. Entende alguns significados indiretos quando as pessoas falam sobre tópicos familiares. Normalmente, não precisa de ajuda para entender quando alguém fala com ela mas algumas vezes entende errado o que lhe foi dito.

Nível 5

Fala sobre experiência pessoal própria e descreve o que gosta e o que não gosta independentemente. Começa a usar sentenças longas e faz sugestões e comparações claramente. Conhece muitas palavras comuns e alguns idiomas. Algumas vezes hesita em falar ou pausa. Normalmente as pessoas têm dificuldades de te entender quando fala.

Nível 5

Entende muitas palavras familiares ou não. Pega a ideia principal, alguns detalhes e alguns significados indiretos em descrições de tópicos mais ou menos familiares. Começa a pegar informação de longos e mais difíceis textos.

Nível 5

Descreve um evento em um parágrafo com uma ideia principal clara e alguns detalhes. Descreve suas ideias com algum detalhe e da opinião. Embora cometa erros, suas sentenças mostram um controle da gramática simples, grafia, pontuação e vocabulário

Nível 6

Entende muitas palavras comuns, algumas menos familiares do que outras e algum idioma. Entende detalhes importantes e significados indiretos quando alguém fala sobre tópicos familiares. A pessoa também reconhece alguns detalhes sobre a pessoa que esta falando como atitude e opinião. Não tem dificuldade em entender que lhe é dito

Nível 6

Fala sobre fatos e ideias com alguns detalhes. Usa estruturas gramaticais diferentes e conecta suas ideias em sentenças longas. O vocabulário está crescendo e usa alguns idiomas. Embora cometa alguns erros, as pessoas normalmente, não têm problemas para entender. Fala razoavelmente fluente.

Nível 6

Entende textos curtos escritos em um Inglês simples com pouca dificuldade. Pega a ideia principal, detalhes importantes e alguns significados indiretos. Começa a entender o propósito do escritor, intenção e atitude. Pega pontos principais e detalhes de textos longos e mais difíceis.

Nível 6

Descreve e compara eventos, pessoas, lugares, objetos e rotinas no  formato de um parágrafo. Expressa ideias e opinião claramente e inclui detalhes. As sentenças simples possuem poucos erros em ortográficos pontuação e vocabulário. Começa a usar gramática e vocabulário avançado.

Nível 7

Entende perguntas indiretas difíceis sobre experiência pessoal, tópicos familiares e conhecimento geral. Entende os pontos principais, detalhes importantes e significados indiretos quando alguém fala sobre ideias abstratas. O vocabulário da pessoa está expandindo e ela sabe mais idiomas. Não tem dificuldade em entender conversas sobre tópicos familiares.

Nível 7

Fala confortavelmente sobre diferente tópicos. Descreve pessoas, lugares e situações como também expressa opiniões, sentimentos e reservas sobre um tópico. Faz detalhadas comparações. Começa a usar um vocabulário avançado incluindo muitos idiomas. Comete alguns erros gramaticais mas as pessoas podem facilmente entender. Fala razoavelmente fluente.

Nível 7

Entende textos mais longos e mais difíceis. Encontra e integra ideias diferentes no texto, ou compara e contrasta informação. Entende textos que lidam com fatos, opiniões e sentimentos. Pega o ponto principal e alguns detalhes de textos mais longos e difíceis.

Nível 7

Escreve parágrafos curtos sobre tópicos familiares, tópicos concretos e inclui ideias principais claras e alguns detalhes. As sentenças possuem apenas alguns erros ortográficos, pontuação e vocabulário. Começa a usar gramática e vocabulário avançado.

Nível 8

Entende muitas perguntas indiretas e difíceis sobre experiência pessoal, tópicos familiares e conhecimento geral. Entende pontos principais, detalhes, propósito e atitude quando outros falam sobre tópicos familiares como também ideias complexas e abstratas. Entende muitos idiomas e expressões e segue conversas e história detalhada de tópicos de interesse geral.

Nível 8

Fala confortavelmente sobre vários tópicos familiares ou não. Fornece descrição, expressa opinião, e da explicações. Analisa e  compara informação para recomendar soluções para um problema. Usa vocabulário avançado, incluindo idiomas. A mensagem é clara e raramente interrompida por erros. As pessoas dificilmente tem problemas para entender.

Fala razoavelmente fluente.

Nível 8

Segue ideias principais, palavras chaves e detalhes importantes em textos mais longos e difíceis. Encontra e integra informação através dos parágrafos. Entende e significados indiretos e a intenção do escritor sobre abstratos e conceituais tópicos. Algumas vezes achará difícil entender alguns idiomas ou referencias culturais em textos mais avançados.

Nível 8

Expressa ideias e opiniões sobre familiar ou tópicos abstratos em parágrafos curtos. Conecta sentenças e da suporte para a ideia principal em uma redação curta. Tem bom controle sobre sentenças comuns e padrões, gramática e ortografia. Usa vocabulário e gramática avançados. Algumas vezes tem dificuldade com a gramática complexa e estilo mas a mensagem é fácil de entender.

 

Este artigo foi baseado em material escrito pelo Centre for Canadian Benchmark. Para maiores informações visite www.language.ca

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here