Emprego

Emprego job

Informação básica para recém-chegados ao Canada ou pessoas se preparando para vir, sobre como se preparar para procurar trabalho.

Vocês vão ouvir muito o termo Newcomer que é usado para descrever pessoas que estão pensando em vir para o Canadá, que estão em processo para vir, como também pessoas que chegaram recentemente ao país. Portanto, a informação fornecida aqui é destinada à essas pessoas que precisam um pouco mais de orientação sobre como começar a procurar trabalho.

É importante planejar antes de começar, um bom planejamento pode te levar longe e evitar que cometa pequenos erros que podem te fazer perder uma boa oportunidade de trabalho. De acordo com o guia para trabalhar no Canadá – Guide to Working in Canada www.workingincanada.gc.ca, você precisa responder as seguintes perguntas:

Como minha profissão é chamada no Canadá e como é descrita?

Quais são as perspectivas e oportunidades para minha profissão em diferentes localidades do Canadá?

ŸOnde eu poderia viver e trabalhar no Canadá?

ŸMinha profissão é regulamentada ou não-regulamentada?

Como eu procuro por empregos no Canadá?

O meu CV (résumé) está adequado aos empregadores canadenses?

ŸQuais são os documentos que devo trazer do Brasil?

ŸComo eu obtenho um cartão de seguro social – SIN Social Insurance Number, um cartão de saúde, e uma licença para dirigir?

ŸQual é a equivalência canadense para os meus diplomas?

ŸComo posso encontrar um trabalho de meio período ou voluntário?

ŸOnde posso melhorar meu inglês?

ŸOnde posso receber ajuda para encontrar trabalho no Canadá?

Essas perguntas serão parte de uma série que vou responder sobre como se preparar para encontrar trabalho no Canadá. Eu vou também dar endereços eletrônicos e telefones das intistuições onde podem ir para ter suas credencias avaliadas, para ter ajuda para desenvolver seus résumés, e também lugares onde te ajudam a se preparar para entrevistas de trabalho, que em minha opnião é a parte mais complicada.

Mercado de trabalho: É importante ter em mente que o Canadá tem 10 províncias e três territórios e que cada um deles tem seus próprios mercados de trabalho com padrões específicos, leis, requerimentos, oportunidades e condições de trabalho. Se você está planejando  imigrar para uma região específica você deve consultar a sessão de províncias e territórios do website www.goingtocanada.gc.ca.

Documentos sobre sua educação e experiência profissional: Enquanto se prepara para vir obtenha documentos que comprovem e descrevem sua educação e experiência profissional. Lugares que fazem avaliação de credenciais, corpos regulatórios de certas profissões, e empregadores podem lhe pedir os seguintes documentos:

Ÿ   *  Históricos escolares podendo ser de escola secundária, universidades ou curso profissionalizantes como o do SENAI por exemplo, incluíndo diplomas, certificados de participação, graduações e descrição dos cursos que atendeu;

Ÿ    * Documentos que descrevam sua experiência profissional, como anúncio de trabalho contendo a descrição das suas funções, cartas de referência de empregadores ou supervisores, e todo o treinamento que atendeu enquanto estava na sua função.

Obs: Traga o original dos seus documentos e algumas organizações do Canadá podem fazer esse pedido diretamente ao seu último empregador e isso pode demorar e lhe custar algum dinheiro, portanto esteja preparado e tenha com você o contato de quem vai dar referências sobre você.

Documentos para procurar trabalho: Aqui no Canadá um résumé e carta de apresentação são úteis quando você está procurando por trabalho. Você deve preparar estes documentos antes de você chegar ao país. Eu vou escrever em um dos artigos dessa série o que deve conter em um résumé.

Obs: Algumas organizações podem aceitar seus documentos traduzido por outras pessoas, ou por eles mesmos. Para evitar gastos desnecessários de dinheiro com uma tradução que pode não ser aceita, pergunte a organização em que você está se candidatando a uma vaga por uma lista de tradutores qualificados. Minha sugestão é que procurem os serviços de tradutores oficiais da ATIO, www.atio.on.ca – Associação de Tradutores e interpretes do Ontário. Tem uma portuguesa chamada Florinda Lages que não é careira. Lembre-se antes de traduzir,  saibam em qual língua inglesa ou francesa, deverá serem traduzido os documentos.

Documentos requeridos para se trabalhar no Canadá: A SIN – Social Insurance Number, número de seguro social. Este é um documento que contém 9 digitos emitido para uma única pessoa em um crtão plástico. Também um résumé e carta de apresentação – Cover Letter.

No mês que vem vou falar sobre profissões regulamentadas e as não-regulamentadas e sobre alguns dos corpos regulatórios de algumas delas. Parte da informação fornecida neste artigo foi retirada e traduzida do guia para trabalhar no Canadá. Guide to Working in Canada – www.workingincanada.gc.ca.

Emprego volunteer20logo 1Benefícios do Trabalho Voluntário

Os benefícios do trabalho voluntário são muitos. Primeiro você se prepara para o mercado de trabalho, melhora seu inglês, recebe treinamento e para aqueles que recebem ajuda financeira do Ontario Works, trabalham um mínimo de duas horas por semana em organizações sem fins lucrativos, e recebem C$100.00 dólares de ajuda para transporte. Finalmente, através do trabalho voluntário você comprova experiência de trabalho canadense, tem oportunidade de se envolver e contribuir para sua comunidade, fazer amigos, e se fazer conhecido (network).

Nos escritórios do HRSDC (Human Resources and Skills Development Canada), você recebe assitência para encontrar cursos, colocação de trabalho e posições de trabalho voluntário relativas às suas habilidades e qualificações professionais. O website para maiores informações é www.hrsdc.gc.ca.

Para receber a ajuda de transporte do Ontario Works, você deve escolher e preencher o formulário para registrar como um trabalhador voluntário, pedir ao seu supervisor (volunteer coordinator) para enviar um fax ao gerente do seu caso, (OW case manager), informando que você é um voluntário da organização para que possa receber o vale transporte. Note que essa ajuda só pode ser recebida uma vez em um período de 12 meses.

Dicas de alguns lugares onde se pode encontrar um trabalho voluntário.

Organizações Contato Tipo de trabalho
CAIS – Centro de Adaptação e Integração Social Brasil-Canadá Info@caisbrasil.org 248 Ossington Avenue. Todas sexta-feiras. Encontros das 18:30 ás 20:30h
Parkdale Community Information Centre 416-393-7689 Shanelle Actividades para levantar fundos
Grace Hospital 416-925-2251
YMCA Canada email: services@ymca.ca Webmaster: webmaster@ymca.ca 42 Charles Street East 6th floor416-967-9622 Várias atividades relacionadas com saúde e bem-estar.
St. Josephs’s Health Centre 416-530-6000
Christie/Ossington Neighbourhood Centre 416-534-8941416-516-8642 Cozinhar para a residência masculina
Canadian Red CrossWebsite: www.redcross.ca 21 Randolph Avenue, Toronto416-480-2500 Contate o escritório mais próximo para saber das atividades disponíveis
The Laughlen Centre 416-597-0373 Acompanhar residentes em cadeiras de rodas, fazer visitas, levá-los para sair.
The Scott Mission 416-923-8872 Centro de distribuição de comida e roupas, idosos, serve refeições para pessoas sem casa e outros
St. Johns Rehabilitation Hospital 416-226-6780 ext.7022
Loyola Arrupe 416-766-7977 Local para idosos, trabalho voluntário perfeito para quem não fala bem o inglês
Habitat Toronto www.torontohabitat.on.ca38 St. Laurence St. Várias atividades
Yorktown Community Centre 416-394-2424 Ext. 26 Ana Maria Ajudar no programa para pais.
Four Villages Health Centre 416-604-3361 Christine
Libraries Toronto Public Library
Volunteer Etobicoke 416-236-0683
Light the Night Walkwww.lightthenight.ca Contate lara.panov@lls.org para ajudar com o planejamento da caminhada de 2011 Região do Ontário – TorontoNathan Phillips Square
Volunteer Torontowww.volunteertoronto.ca Para qualquer pessoa e em vários locais
Canadian Cancer Society“Latir pela vida” um evento com cães contra o câncer. Toronto@gmail.com contate para maiores detalhes
www.charityvillage.ca
Barbra Schliferwww.schiliferclinic.com Interpretes
West Toronto Services for seniors 80 Ward Street416-653-3535 Ajudar idosos, ideal para quem não fala inglês bem.

Para finalizar, existem várias igrejas, mesquitas, e outras organizações religiosas. A escolha do local de trabalho voluntário é pessoal e depende dos interesses pessoais de cada um. É preciso ter em mente que a melhor maneira de se conseguir trabalho no Canadá na área e organização de seus sonhos é começar voluntariando. O trabalho voluntário deve ser visto como um trabalho pago onde temos deveres e responsabilidades e é quando você pode mostrar ao mercado de trabalho qual o seu perfil profissional. Invista nisto com tudo, mostre pontualidade, respeito, e compromisso com o que você voluntariamente se ofereceu para fazer.

Emprego jobsecond

Como saber qual é sua profissão no Canadá

Vou informar um pouco para vocês hoje como sua profissão é chamada no Canadá, falar sobre os títulos profissionais e descrição de trabalho no Canadá. É importante que pesquisem sobre sua profissão pois isto irá ajudar a entender as oportunidades de trabalho e a encontrar a posição profissional que é adequada para suas qualificações.

Siga os seguintes passos antes de começar a procurar por trabalho no Canadá:

1. Identifique o nome de sua ocupação no Canadá:Títulos profissionais e descrição de trabalhos não são universais. Portanto, o nome que sua ocupação recebe no Brasil pode ser diferente do que é chamada no Canadá. No Canadá é usado o (NOC) National Occupational Classification, A Classificação Nacional de Ocupações é um sistema que classifica mais de dois milhões de profissões no mercado de trabalho canadense. Procure no website www.workingincanada.gc.ca e lá encontra no ícone de ferramentas uma ligação para o sistema do NOC, o sistema irá lhe dizer quais são as tarefas principais de sua função e quais as qualificações necessárias para ela.

2. Determine se sua ocupação é regulamentada ou não-regulamentada: No Canadá existe dois tipos de profissões, as regulamentadas requerem uma licença para exercer a profissão antes que comece a trabalhar. Já a não-regulamentadas é claro não precisam de licença.

No Canadá algumas províncias e territórios controlam o regulamento de algumas profissões o que não acontece em outras, por isso é importante pesquisar para saber qual área do Canadá pode ser mais atrativa para sua profissão.

As profissões não-regulamentadas no Canadá começam a nível de primeiro trabalho de uma pessoa até gerenciamento. A maioria dos trabalhos aqui não são regulamentados. O mercado de trabalho não-regulamentado é uma ótima oportunidade para começar sua carreira neste país.

3. Pesquise as oportunidades para sua ocupação em diferentes partes do Canadá: Devido ao fato de que cada província ou território tem autonomia para criar suas próprias leis de trabalho, regulamentações e estandartes, é importante que você saiba antes de vir onde no Canadá pode ser mais fácil de você encontrar emprego. Isso dependerá das necessidades de cada localidade.

Consulte a parte de informação sobre mercado de trabalho nas ferramentas do www.workingincanada.gc.ca/tool e lá encontrará ajuda para fazer uma decisão sobre seu futuro, você aprenderá:

  • Média do valor pela hora trabalhada em uma determinada ocupação em um determinado local e pode comparar com outras localidades;
  • Quais são as ocupações que estão precisando de pessoal;
  • Listas de potenciais empregadores;
  • Quais são as perspectivas para sua ocupação, e;
  • Quais as associações e uniões estão ligadas ao seu campo de trabalho.

4. Pesquise locais onde você poderia se estabelecer no Canadá. Vocês podem encontrar mais informação sobre as comunidades, na seção de províncias e territórios ou escolhendo um lugar para viver e trabalhar do website www.goingtocanada.gc.ca.

Onde procurar por trabalho: Anúncios podem ser encontrados em vários locais, desde a internet, quadro de avisos comunitários, feiras de trabalho até nos jornais.

  • Feira de trabalho é um evento onde empregadores se promovem e algumas vezes aceitam résumés (CV) para posições que estão abertas. Você pode também contatar os empregadores diretamente para saber se estão contratando.
  • Banco de emprego – Job Bank: www.jobbank.gc.ca, esta é uma lista eletrônica do governo do Canadá com oportunidades de empregos em todo Canadá. Este é o maior site da web sobre empregos no Canadá. Alí são postados por volta de 900.000 novos empregos todos os anos. Por dia a base é de 2.000 novos anúncios.
  • Mercado de Trabalho Escondido – Hidden Job Market: Muitas oportunidades de trabalho no Canadá são preenchidas informalmente por causa do alto custo da publicação dos anúncios. Por isso é chamado de “escondido” mercado de trabalho. A informação sobre à disponibilidade da vaga vem de boca em boca, e circula através de gerentes, funcionários, associados de negócios, família e amigos. O caminho para encontrar esses trabalhos é através do network – se fazer conhecido, se enturmar.

Pessoas recém-chegadas ao país podem desenvolver um “network” de contatos, procurando oportunidades de trabalho voluntário e explorando outros meios de acesso a oportunidades de trabalho que não são publicadas. Na próxima edição da série sobre empregos vou falar sobre résumés e carta de apresentação.

Emprego resumetemplate

Como se candidatar a empregos no Canadá

A candidatura para uma vaga de trabalho no Canadá envolve três passos:

1.  Résumé;

2.  Carta de apresentação; e

3.  Procura por anúncios e vagas

No Canadá não é comum o uso de um Curriculum Vitae, aqui uma importante ferramenta para introdução do candidato é o résumé. Esse documento diz ao empregador quem você é, o que você tem feito, quais são suas qualificações e porque você quer esta oportunidade de trabalho.

Os résumés podem conter  informação sobre onde e como o candidato pode ser contatado, seu objetivo de trabalho, suas habilidades e qualificações relacionadas com a vaga que está se candidatando, educação, prévia experiência profissional, suas obrigações em função semelhante, experiência adicional, seus interesses e atividades preferidas e referências. Vamos colocar aqui cada seção do documento.

Contato: Nome completo digitado em letras grandes; Endereço completo; Seu telefone residencial e celular, ou um telefone de contato para mensagens se não tiver secretária eletrônica (não esqueça do código de área do seu telefone); E endereço eletrônico – email.

Objetivo profissional: Em uma sentença descreva seu objetivo. Isto vai dizer ao empregador sobre suas metas profissionais. Tente ligar seu objetivo profissional com a posição que está se candidatando.

EX. Meu objetivo é trabalhar com crianças de comunidades que falam português onde poderei pôr em prática meus 10 anos de experiência como educadora da primeira infância no Brasil. (A posição é para early childhood educator assistant em um programa para crianças descendentes de portugueses).

Sua experiência com tarefas relacionadas com a função: Liste todas a tarefas que você sabe fazer e que são relacionadas com o trabalho que você está se candidatando. Você pode usar tarefas feitas em trabalho pago ou voluntário, ou mesmo tarefas relacionadas com lazer. Por exemplo: gerenciamento de conta de social mídia no facebook, twitter e orkut. (Aqui no Canadá, a maior parte das empresas usa social mídia para promover eventos e produtos. A pessoa que tem essa habilidade tem um ponto extra na avaliação profissional).

Educação: Liste cursos que frequentou começando do diploma ou treinamento profissional mais recente. inclua o nome do curso, cidade e país em que atendeu. Escolas que frequentou da secundária para cima, os tipos de programas que atendeu, suas áreas de interesse, e os anos que levou para completar.

Liste seus certificados ou diplomas incluindo cursos rápidos como de computador, primeiros socorros, de pequenos consertos, ou qualquer outro treinamento que pode ser útil para o trabalho que você quer.

Experiência profissional: Liste as empresas em que trabalhou tanto como funcionário ou voluntário. Não se esqueça de colocar onde essas empresas estão localizadas (cidades e países), as datas (mês e ano de início e fim) em que você trabalhou e os cargos que exerceu.

Responsabilidades: Descreva as tarefas que cumpria começando das que tomou a maior parte do seu tempo ou que envolveu mais responsabilidade. Não ponha mais do que cinco tarefas ou obrigações para cada trabalho citado.

Experiência e habilidades extras: Use esta seção para incluir informação sobre as línguas que você fala, programas e softwares de computador que você conhece ou outras habilidades que estão relacionadas com o trabalho.

Este campo é mais relacionado a habilidades, coisas que aprende no decorrer de sua vida, como por exemplo, digitar, pintar, criar newsletters, até experiência de vida, dependendo do emprego conta. Por exemplo, alguém que vai se candidatar a um trabalho com crianças com necessidades especiais e tem um parente com alguma deficiência. Isto pode ser mencionado, por exemplo. Durante 4 anos ajudei minha irmã a cuidar de minha sobrinha com deficiência enquanto minha irmã frequentava a escola, tenho experiência relacionada à dieta especial, cuidado especial, técnicas para melhorar comportamento e etc. No caso em que haja muita informação, divida-a em diferentes seções com títulos específicos.

Interesses/Habilidades: Coloque aqui neste campo uma breve descrição de seus interesses e atividades que demonstre algo sobre você. Não esqueça de mencionar realizações ou prêmios que você recebeu e se tiver, sua experiência como voluntário.

Referências: Referência é alguém que pode confirmar seu caráter (e experiência profissional se for importante).

Alguns dos empregadores canadenses podem preferir referências canadenses. Pense cuidadosamente sobre quem pode ser sua referência e pergunte esta pessoa se ela concorda que você forneça o nome dela. Esta pessoa pode ser um antigo empregador, colega de trabalho ou amigo.

Apresente três referências em uma separada folha de papel (não coloque no résumé), escreva os nomes, endereços, e números de telefone. Apenas dê suas referências para um potencial empregador, quando lhe pedirem por isso. Mantenha sempre sua lista de referências atualizada. Se for possível, dê à pessoa que vai ser referência uma idéia do tipo de trabalho que você esta se candidatando e sempre os informe quando há uma possibilidade do empregador ligar para eles.

Lembre-se: Existem outros formatos de résumé. Para ver mais exemplos, visite o website do Service Canada’s Training & Careers. www.jobsetc.ca.