Caros leitores do  blog Newcomer Canada, tenho recebido alguns emails de pessoas interessadas em esclarecer se pessoas sem documentos de imigração podem matricular seus filhos na escola. Para fazer isso claro, eu traduzi um material do “No One is Illegal” onde eles informam que no Ontario Education Act em seu artigo 49.1 é declarado o seguinte: “Uma pessoa que tem os requisitos para ser admitada na escola e que tem menos de 18 anos de idade, NÃO pode ter sua ADMISSÃO RECUSADA porque a pessoa ou os pais ou guardiões dessa pessoa Está Ilegal ( expressão usada no artigo da lei) no Canadá.

Eu acho que agora está mais claro, ou seja, o filho ou filhos de pessoas indocumentadas não podem ter a matrícula escolar recusada porque os pais não apresentaram documentos de imigração.  Os pais não precisam dizer que não têm estado imigratório e apenas dizer que não têm um documento da imigração para apresentar no ato da matrícula e se mesmo assim a escola insistir, os pais devem mencionar o Ontario Education Act e o artigo 49.1. Manterem-se informados é a arma que dispõem para garantir seus direitos.

CAMPANHA EDUCAÇÃO SIM,  DEPORTAÇÃO NÃO.

Todos devem ter direito à educação sem viver com medo de ser deportado.

Educação Sim  Deportação  Não (END) é um grupo de pessoas que atuam nas escolas  com os educadores criando conscientização através de uma campanha que garante justiça para imigrantes. Estudantes, professores, membros de sindicatos e membros comunitários fazem parte deste grupo para garantir que todos os estudantes independentemente do estado imigratório tenham acesso à educação.

Este grupo está se esforçando para fazer com que escolas elementares e secundárias sejam seguras e acessíveis para todos como é determinado na seção 49.1 do Ato de Educação do Ontário http://www.edu.gov.on.ca/extra/eng/ppm/136.html. Eles querem assegurar também que todas as pessoas tenham acesso e igual oportunidades para frequentar colleges, universidades e aulas de inglês como segunda língua, sem mêdo das autoridades de imigração e de deportação.

 

4 COMMENTS

  1. Parabéns pelo blog Suely. Informação e conteúdo de qualidade. Obrigado pela ajuda que proporciona aos imigrantes.
    Roger

  2. Obrigada Rogers,
    Espero poder continuar com meu trabalho ja que fui demitida para dar lugar a alguem com mais tempo de casa. A imigração do Canadá cortou fundos. Agora trabalho como voluntária para a comunidade brasileira no Canadá.

  3. Olá Suely, Eu e minha família estamos nos mudando para o Canada e na buisca por Child Care (tenho 2 filhos um de 1 ano e outro de 3) ainda resta uma dúvida, eu terei visto de estudante e meu marido o Work permit pois irei fazer faculdade,meus filhos poderão usar a child care oferecida pelo governo? Teremos direitoi a algum reembolso se optarmos por falta de vagas em usar uma child care privada?
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Obrigada,

    • Ola Maira, nao e facil conseguir daycare subsidiado pelo governo. Ha uma lista longa de espera. Existem home daycares que sao mais facieis de conseguir, mas nao sei se seu estado imigratoria permite esse subsidio.

      Abracos
      Suely

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here