Entrevista de emprego nunca foi agradável imagine em uma língua que não é a sua e a cultura de trabalho lhe é totalmente estranha. Hoje vou dar dicas de como responder as perguntas que são basicamente as mesmas em todas as entrevistas e onde não existe resposta certa ou errada, apenas importa como você desenvolve suas respostas.

1. Fale sobre você: Como essa é uma pergunta que abre uma entrevista, seja cuidadoso para não falar demais. Não deixe que sua resposta tenha mais de no máximo dois minutos. Cubra 3 pontos importantes: educação, histórico profissional, e de ênfase a sua mais recente experiência profissional. Lembre-se não gaste seus melhores pontos nesse tópico. Aqueles que já participaram do meu workshop sobre procura de trabalho, poderão usar o discurso do elevador para responder a essa pergunta.

2. O que você sabe sobre nossa organização? Não façam como eu fiz em minha primeira entrevista de trabalho na YMCA, de tão nervosa que estava, quando ouvi essa pergunta fui logo cantando a musiquinha da YMCA do Village People. Claro que  NÃO consegui o emprego. O candidato deve estar habilitado para falar sobre os produtos e serviços da empresa, reputação, imagem, objetivos, história e filosofia que cercam essa organização. Não passe a imagem que você sabe tudo sobre a empresa (exagero). Responda de forma que o entrevistador perceba que você se importou em pesquisar sobre a empresa e enfatize que você quer aprender mais sobre eles.

Você pode começar sua resposta dizendo…”Eu estou a procura de trabalho, e tenho pesquisado um número de empresas. A sua é uma das poucas que me interessaram porque…(de as razoes).

3. Por que você quer trabalhar para nós?  Nessa pergunta e durante toda a entrevista, uma boa resposta vem da pesquisa que você deve ter feito sobre a empresa. Você pode dizer que a empresa faz coisas que você gostaria de estar envolvido e que fazem de um jeito que verdadeiramente te interessa.

4. O que você pode fazer por nós que outra pessoa não pode fazer? Aqui você tem todo o direito e talvez uma obrigação de vender o seu peixe, convencer que você é o melhor para a empresa. Fale de todas as vezes que você terminou seus projetos e fale de coisas específicas que estão no seu resume. Fale que seus interesses e habilidades combinada com seu histórico de obter resultados te faz um bem para a companhia. Mencione sua habilidade para dar prioridade, identificar problemas, e usar sua experiência e energia para resolvê-los.

5. O que você acha mais atrativo e menos atrativo nessa posição?

Liste 3 coisas boas e atrativas nessa posição e mencione um única e pequeno item desinteressante.

6. Por que nós devemos contratá-lo? Use a resposta da pergunta 4 para desenvolver sua resposta.

7. O que você procura em um trabalho? Oriente sua resposta nas oportunidades de se trabalhar nessa empresa. Fale sobre seu desejo de contribuir e de ser reconhecido por suas contribuições. Foque nas oportunidades e não na segurança que o emprego lhe oferece (salario e benefícios).

8. Dê sua definição da posição que a qual você está sendo entrevistado. Mantenha sua resposta rápida e orientada para as tarefas. Pense nas responsabilidades dessa posição. Certifique-se de saber que a posição envolve antes de tentar responder a pergunta. Se não estiver certo, pergunte ao entrevistador.

9. Quanto tempo demora para você fazer uma contribuição significante para nossa empresa? Seja realista, diga que enquanto você espera encontrar pressão, it pode levar de 6 meses a 1 ano antes de você conhecer a organização e suas necessidades o suficiente para fazer uma contribuição importante.

Image  Dicas para sair bem numa entrevista de emprego no Canadá entrevistafoto10. Quanto tempo você poderá ficar conosco? Diga que está interessado em uma carreira com a organização, mas admita que precisa se sentir desafiado para continuar em uma organização. “O tempo em que nós sentimos que estamos atingido nossas metas.”

LEAVE A REPLY

13 − doze =