Image  Conhecendo mais sobre o Canadá – Vocês sabem o que é um Amber Alert? amber2

Esse tipo de alerta foi criado nos Estados Unidos em 1996 em resposta ao sequestro e brutal assassinato de uma criança de 9 anos em Arlington, Texas. Os moradores da cidade indignados com o ocorrido, entraram em contato com as estações de comunicações do local, para perguntar se algo podia ser feito para prevenir semelhantes casos no futuro e sugeriram um sistema de alerta igual ao usado para avisar as pessoas sobre as extremas condições climáticas. O sistema de alerta Amber – America’s Missing Broadcast Emergency Response ( resposta de emergência para difundir desaparecimento na America), usa o sistema de alerta de emergência para propagar a descrição de uma criança desaparecida e do suspeito de tê-la sequestrado junto com outras informações importantes envolvendo o sequestro. O objetivo do alerta é ter o envolvimento de toda a comunidade na procura e segurança da criança sequestrada.

Como funciona o alerta Amber: Para que o alerta seja ativado, e preciso seguir o seguinte critério:

  1. A policia tem que confirmar que um sequestro esta em andamento;
  2. O desaparecido (a) tem que ser uma criança ( até 18 anos de idade) ou adulto com diagnóstico de deficiência física ou mental.
  3. É preciso acreditar que a criança está em perigo de violência física ou morte.
  4. Ter informação descritiva necessária para ajudar o publico a identificar a criança ou sequestrador.

Depois do alerta ser confirmado, a informação obtida é distribuída para as estações de rádio e televisão designadas como as primeiras a receber o alerta para difusão imediata. Essas estações mandam a mesma informação para outras estações de rádio e TV para permitir um grande alcance do alerta.

O Amber alerta é usado para os mais sérios casos de sequestro, onde a vida da vitima pode estar em grande perigo, para não haver abuso do sistema.

O alerta é passado a cada 15 minutos nas primeiras três horas. Depois o alerta é passado a cada 30 minutos durante 5 horas, durante 24 horas. O alerta é cancelado depois das 24 horas ou quando a polícia notificar que a vítima foi encontrada. Algumas províncias e estados usam os painéis eletrônicos das rodovias para dar o alerta. Portanto, se vocês ouvirem ou lerem sobre um Amber alerta, vocês já sabem que uma criança foi sequestrada e passa a observar em sua volta procurando por algo que pareça estranho ou a placa do carro envolvido no sequestro e contate a polícia.

Em maio de 2010, O alerta Amber to Canadá criou uma iniciativa chamada alerta Amber para celulares. Esse programa distribui o alerta Amber para os celulares registrados para receber essas mensagens. Se estiverem em ajudar a encontrar uma criança desaparecida no Canadá, vocês podem se registrar no www.wirelessamber.ca ou usando seu próprio celular para se inscrever e receber os alertas.

O sistema de alerta Amber no Canadá segue os padrões do alerta nos Estados Unidos e se tornou efetivo aqui por causa do interesse público de organizações comunitárias, incluindo vítimas de violência e os governos provinciais. Alberta foi a primeira província a implementar o sistema em 2002, seguida pelo Ontário no início de 2003. Todas as outras províncias iniciaram em 2004.

No verão de 2010, Canadá se tornou o primeiro país a criar uma parceria com a rede social do Facebook, para auxiliar a polícia a alertar o público sobre o Amber. New Brunswick foi a primeira província a criar uma página para alerta Amber  no Facebook e 6 meses depois seguida pela Ilha do Príncipe Eduardo, Newfoundland e Labrador, Ontário e Quebec.

Uma história de sucesso do alerta Amber: Em novembro 9 de 2009, Sanford, Maine, uma criança de dois anos foi sequestrada pelo pai, que não tinha a custódia dela, depois de ter invadido a casa e assaltado a ex-esposa fisicamente e sexualmente sob ameaça de matá-la com uma faca. Ele roubou o celular dela e disse que ele não tinha mais razão para viver e saiu levando a criança. Um alerta Amber foi imediatamente ativado e um caçador em New Hampshire ouviu o alerta e memorizou a placa do veículo em que o homen havia fugido. Ele localizou o pai e a criança em uma estrada na floresta e recusou a sair do local sem levar a criança com ele. A criança foi salva sem nenhum ferimento.

Como você pode ajudar: A Comunidade tem papel fundamental no sucesso do alerta Amber.

  1. Se você escutar um alerta Amber, procure pela criança, pelo suspeito, pelo carro do suspeito, e qualquer outra informação dada no alerta;
  2. Forneça informação sobre o local do sequestro ou descrição da vítima e do suspeito, caso você seja a pessoa que presenciou o sequestro;
  3. Se obter alguma pista, imediatamente informe a polícia através do 911 ou o número dado através do alerta Amber.
  4. Não ligue para a polícia para pedir informação sobre o alerta Amber.
  5. Ligue para o alerta Amber central de atendimento para buscar ou fornecer informação no 1-800-843-5678

Caros leitores, gostaria de lhes pedir que se receberem em seus Facebooks pedidos de compartilhamento de pessoas desaparecidas, principalmente crianças, não se sintam obrigados a pesquisar para saber se é verdade ou não. De boa fé compartilhe, pois caso seja mesmo verdade, você pode ter ajudado uma criança em perigo e caso não seja verdade, você não estará prejudicando ninguém. Eu faço um apelo ao jornal da Gente para se registrar no serviço de alerta Amber e criar uma sessão para divulgar os alertas.

Este artigo foi baseado em documento produzido pelo departamento de Justiça do Canadá.

LEAVE A REPLY

4 + 2 =