ENCCEJA, Certificado de Estudo, ainda não está disponível para residentes

0
557

Encceja  ENCCEJA, Certificado de Estudo, ainda não está disponível para residentes enccejaEste artigo é mais uma parte dos assuntos que foram discutidos durante a IV Conferência Brasileiros no Mundo. Irei apresentar o ENCCEJA, que significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Esse exame é realizado desde 2002 para jovens e adultos residentes no Brasil e exterior através do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisío Teixeira. Infelizmente o ENCCEJA não está disponível para os brasileiros residentes no Canadá. Esse exame é uma grande oportunidade para quem não pode concluir o ensino fundamental e médio no Brasil e precisam do certificado para uma promoção de trabalho ou até mesmo para fazer um curso profissionalizante. O INEP envia uma equipe nos países em data determinada para aplicar as provas aos candidatos inscritos. No Japão o ENCCEJA já está sendo aplicado há alguns anos e uma das reivindicações foi o treinamento de pessoas nas comunidades locais para que passam ministrar cursos preparatórios para o exame. A Comunidade brasileira no Japão também reclamou do longo prazo para a entrega dos certificados após o exame. De qualquer forma vamos conhecer o ENCCEJA e quem sabe reivindicar sua aplicação para brasileiros residentes no Canadá.

O ENCCEJA constitui-se em um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extraescolar. É uma espécie de exame supletivo administrado para brasileiros mesmo que estejam no exterior e que não tenham concluído o Ensino fundamental ou o Ensino Médio. Os requisitos para fazer este exame são os seguintes:

  • Para o exame do nível do ensino fundamental, ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da realização das provas;
  • Para o exame do nível do ensino médio, ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

O ENCCEJA é um exame gratuito e de participação voluntária, e as inscrições são feitas via internet apenas no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/ e é o passaporte e CPF ou Protocolo solicitando CPF para a inscrição, para o exame o passaporte e para a certificação o CPF. O CPF pode ser solicitado através do formulário disponível no hhtp://www.receita.fazenda.gov.br ou obter mais informações através dos consulados.

Os participantes do ENCCEJA no exterior deverão preencher on-line um questionário socioeconomic para finalizar a inscrição. Os instrumentos de avaliação para a certificação no nível de ensino fundamental constituem de quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, cada uma nas áreas de língua portuguesa; língua estrangeira moderna, artes e educação física: matemática; história e geografia, e ciências naturais e uma proposta de redação. Para o nível de ensino médio é o mesmo número de questões e provas mas a áreas são: linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias, e uma proposta de redação.

Os participantes podem estudar para as provas do ENCCEJA utilizando material de estudo disponível na página do INEP no http://www.portal.inep.gov.br/web/encceja/materiais-para-estudo. O candidato que não passar no exame tem oportunidade de tentar de novo exame e pode reaproveitar as notas favoráveis que teve no exame anterior.

Este artigo é baseado em sua maior parte na apresentação do INEP durante a IV Conferência Brasileiros no Mundo. Quem tiver interessa em saber mais consulte o website do INEP e vamos trabalhar com o Conselho de Cidadãos de Toronto para trazer o ENCCEJA para o Canadá.

 

 

 

LEAVE A REPLY

12 + catorze =