Como se preparar para uma entrevista de trabalho entrevistaComo se preparar para uma entrevista de emprego

O empregador irá muitas vezes entrevistar vários candidatos qualificados ao cargo. A entrevista pode ser simples e informal entre você e seu potencial empregador, ou pode ser uma entrevista formal entre você e um grupo de pessoas envolvendo uma série de perguntas. Essa foto que escolhi para ilustrar este post reflete as últimas entrevistas que participei. Esse é um momento de grande apreensão, principalmente por que eles usam um painel de entrevistadores, em outras palavras, tem gente lá para não deixar passar nada em branco, por isso é necessário muita preparação.

Para se preparar para uma entrevista siga estes: passos:

Planejamento, material para entrevista, entrevista e pós-entrevista.

1.   Planejamento: Quando você receber uma chamada para marcar uma entrevista, você pode perguntar se haverá um teste como parte do processo de entrevista. Você pode perguntar também quantos pessoas irão estar na entrevista.

Quando for preparar para uma entrevista, planeje e ensaie respostas para potencial perguntas da entrevista. Memorizar seus treinamentos, habilidades, e experiência pode ser útil para estar preparado (a) para responder perguntas sobre o que você fez e como fez isso.

Bibliotecas e livrarias também podem ter livros com possíveis perguntas feitas em uma entrevista de emprego. Confirme a hora da entrevista e chegue cedo. Pesquise antes o local que você irá, como chegar lá, e quanto tempo vai levar para chegar. Viste o local um dia ou dois antes do dia da entrevista e de preferência no mesmo horário que deverá estar lá no dia da entrevista. Considere ao menos uma hora para a entrevista, marque outros compromissos que forem necessários com uma boa diferença de horário (isso pode evitar estresse desnecessário).

2.   Material para a entrevista: Leve uma pasta ou envelope para entrevista contendo o seguinte:

• Uma cópia do seu résumé para cada entrevistador;

• Cópias de sua lista de referências;

• Papel e uma caneta para poder escrever os nomes dos

entrevistadores, o horário de alguma outra entrevista, ou outra informação que irá precisar mais tarde.

• Cópias de cartas de recomendação, se tiver alguma.

3.   Entrevista: Aqui vai algumas sugestões para lhe ajudar ser bem

Sucedido (a) na entrevista.

• Cumprimente o entrevistador ou os membros do painel de apresentadores. Se apresente e aperte mãos. Sorria, um sorriso sincero irá ajudar você e o entrevistador a quebrar o gelo e ficarem mais à vontade. Permaneça de pé até que seja convidado (a) a sentar-se.

• Deixe os entrevistadores iniciarem e determinarem o tom da entrevista. Faça contato visual e responda as perguntas de uma forma firme, clara, e com confiança em você mesmo. Relaxe e sente-se naturalmente. Esteja preparado (a) para dizer ao entrevistador mais sobre sua educação, treinamento e habilidades, experiência profissional, e os traços de sua personalidade que o (a) fazem a pessoa certa para o trabalho.

• Se não entender uma pergunta peça mais explicação. É melhor pedir uma explicação do que responder inadequadamente.

• Durante a entrevista, você pode ser questionado se tem alguma pergunta. Prepare algumas perguntas que mostrem que você está informado (a) sobre a companhia. Peça mais informação sobre a posição que você se candidatou.

4.   Pós-entrevista: Depois da entrevista você pode ter que esperar dias ou semanas para saber se foi bem sucedido. Enquanto isso você pode fazer o seguinte:

Escreva uma carta para os entrevistadores: Agradeça os entrevistadores por terem dispensado o tempo deles te entrevistando. Reafirme seu interesse pela vaga e relembre-os de suas qualificações. Se for possível, envie a carta ou envie e-mail nos mesmo dia em que teve a entrevista.

Reflicta sobre como foi a entrevista: Considere quais foram as partes em que foi bem e as que não foi, o que você sentiu que foi bem e o que sentiu que não foi, sobre o que poderia fazer de diferente na próxima vez. Isto vai ajuda-lo (a) a aprender com cada entrevista.

Chamada pós-entrevista: Se o empregador te disse que ligaria em determinada data fique disponível neste dia para atendê-lo (a). Se não receber uma chamada na data especificada, faça uma chamada pós-entrevista. Se você combinou com o empregador que iria ligar para saber o resultado, faça isso na data combinada. Se você não fez nenhuma combinação com o empregador sobre isso, e não recebeu uma chamada ainda e já se passou duas semanas, ligue e pergunte se a vaga foi preenchida, e:

Faça perguntas: Se você não foi a pessoa escolhida, você pode perguntar porque. Ex. Você poderia me dizer o que poderia ter me feito um melhor candidato para esta vaga? Pergunte se o empregador sabe de qualquer outra vaga aberta no seu campo profissional. Agradeça sempre o empregador ou gerente de recursos humanos por ter te considerado como candidato à preencher a vaga. Seja profissional e educado. Mesmo que não tenha conseguido o trabalho, nunca se sabe quando aquele empregador pode estar contratando de novo.

Para aprender mais sobre résumés, cover letters visite www.jobsetc.ca

LEAVE A REPLY

11 + 17 =