Como se candidatar a residência permanente como trabalhador qualificado federal imagescaguqd4oComo se candidatar à residência permanente sob a categoria de profissional qualificado

Se você se candidatar para imigrar para o Canadá como trabalhador qualificado, sua candidatura será processada com base nas regulações que estão em efeito na data que se candidatou, mesmo que haja mudanças na legislação posteriormente.

Atenção: Se você se candidatar sob uma das 29 ocupações elegíveis para o programa federal de trabalhador qualificado, observe que em primeiro de julho de 2011, será considerado apenas o número máximo de 10.000 candidaturas para processamento no prazo de 12 meses. Dessas 10.000 apenas serão consideradas 500 cadidaturas para cada uma das ocupações elegíveis para o programa por ano.

Esses limites não atingem as candidaturas pelas quais os candidatos possuem uma oferta de emprego. Para se candidatar siga os seguintes passos:

  1.  Obtenha e imprima o pacote de candidatura correto
  2.  Complete o registro de candidatura
  3.  Calcule as taxas referentes ao seu registro
  4.  Verifique a informação contida no seu registro de candidato
  5.  Envie seu registro de candidato à residência permanente sob a categoria de trabalhador qualificado

1. Baixe em seu computador o pacote de registro de candidatura correto

O pacote de registro inclue o guia com instruções e todos os formulários necessários para completar o registro de candidatura. Baixe o Federal Skilled Worker Application Package.

Disponível no web site da imigração do Canadá no www.cic.gc.ca

2. Complete o registro de candidatura

  • Complete os formulários no seu computador, e quando terminar:
    • valide o formulário de Registro Genérico para o Canadá – IMM 0008 ‘“the Generic Application Form for Canada [IMM 0008]” na linha e imprima o código de barras, depois assine onde indicado. Inclua a página com o código de barras ao formulário de registro.
    • Imprima os outros formulários ( Não é possível salvá-los no computador),e  assine onde for indicado.
  • Responda todas as questões com cuidado, completamente e verdadeiramente. Registro de candidatura incompleto não será processado e retornará ao remetente.
  • É obrigatório completar todos os formulários:
    • Registro Genérico para o Canadá[IMM 0008]
    • Declaração de dependentes adicionais ( se for o caso).
    • Programa A –  “Schedule A”: Passado/Declaração
    • Programa 3 “Schedule 3”: Classe econômica: Trabalhador Qualificado Federal
    • Informação adicional sobre família
    • Declaração de separação para menores viajando para o Canadá (se for o caso)
    • Declaração estatutária de relação estável  (se for o caso)
    • Formulário de pagamento de taxa – Registro de Candidatura à Residência Permanente para Trabalhador Qualificado Federal
    • Uso de um representante. É obrigatório o preenchimento deste formulário se o candidato utilizar de um representante para ajudar a preencher o registro de candidatura a Trabalhador Qualificado Federal. Obter ajuda profissional para preencher o formulário é uma opção pessoal. Para maiores informações consulte.

Atenção: certifique-se de incluir todos os formulários, informação, documentos, assinaturas, prova de proficiência de língua (Inglês ou Francês) e comprovante de pagamento das taxas exigidas. Se o registro a candidatura de residência permanente para trabalhador qualificado federal estiver faltando algum dos documentos referidos acima, ele estará incompleto e retornará ao remetente sem ser processado. Se você validar o formulário de registro genérico (IMM 0008) na linha e imprimir incluindo a pagina com o código de barras, isso irá ajudar a certificar que seu registro de candidatura à residência permanente está completo e ajuda o candidato a evitar demora no processamento.

É necessário fazer os exames médicos, tirar atestado de antecedentes criminais. Um candidato que tenha antecedente criminal pode não ter sua entrada aceita no Canadá. Pessoas que apresentam um risco à segurança do Canadá também não serão permitidas a entrar no Canadá. Exames médicos, antecedentes criminais estão explicados no pacote de registro à candidatura a residente permanente.

É necessário fazer um teste de língua que inclua os resultados.

3. Calcule as taxas

a) As taxas de processamento para o candidato e seus dependentes

É necessário informar sobre quem virá para o Canadá com o candidato no registro de candidatura. Informação sobre como pagar as taxas está inclusa no guia de instruções.

No caso do candidato a residência permanente não ser elegível para receber a residência permanente, o candidato será informado e receberá as taxas de volta.

b) Taxa referente ao direito de residência permanente

O candidato apenas precisa pagar essa taxa se seu registro de candidatura à residência permanente for aceito. A taxa cobre o candidato e sua esposa (o) ou parceiro (a), se for o caso. A taxa tem que ser paga antes da Imigração do Canadá emitir seu visto de residência permanente. Essa taxa é reembolsada no caso do candidato cancelar o registro de candidatura à residência permanente ou se o candidato não usar o visto de residência permanente.

O candidato terá que pagar taxas a terceiros para:

  • Exames médicos
  • Antecedentes criminais e,
  • Teste de proficiência em Inglês ou Francês

4. Verifique o registro de candidatura a residência permanente

Certifique-se:

  • O formulário de registro de candidatura e todos os outros formulários estão completos e assinados
  • O comprovante de pagamento das taxas estão incluídos junto ao formulário de registro e,
  • Todos os documentos que suportam sua candidaturas estão incluídos.

5. Envie o formulário de registro à candidatura de residente permanente

Envie seu formulário e comprovante de pagamento de taxas pelo correio para:

Centralized Intake Office for Federal Skilled Worker Applications in Sydney, Nova Scotia (Canada). Veja o guia para obter o endereço.

NÃO ENVIE seu formulário de registro a candidatura para residência permanente para o escritório de vistos em seu país.

Existem várias maneiras de imigrar para o Canadá. Se o candidato não atingir todos os critérios para a candidatura de residência permanente como Trabalhador Qualificado Federal, o candidato pode atingir critérios sob outra categoria de imigração.

LEAVE A REPLY

14 + 17 =