Como se candidatar a empregos no Canadá

A candidatura para uma vaga de trabalho no Canadá envolve três passos:

1.  Résumé;

2.  Carta de apresentação; e

3.  Procura por anúncios e vagas

No Canadá não é comum o uso de um Curriculum Vitae, aqui uma importante ferramenta para introdução do candidato é o résumé. Esse documento diz ao empregador quem você é, o que você tem feito, quais são suas qualificações e porque você quer esta oportunidade de trabalho.

Os résumés podem conter  informação sobre onde e como o candidato pode ser contatado, seu objetivo de trabalho, suas habilidades e qualificações relacionadas com a vaga que está se candidatando, educação, prévia experiência profissional, suas obrigações em função semelhante, experiência adicional, seus interesses e atividades preferidas e referências. Vamos colocar aqui cada seção do documento.

Contato: Nome completo digitado em letras grandes; Endereço completo; Seu telefone residencial e celular, ou um telefone de contato para mensagens se não tiver secretária eletrônica (não esqueça do código de área do seu telefone); E endereço eletrônico – email.

Objetivo profissional: Em uma sentença descreva seu objetivo. Isto vai dizer ao empregador sobre suas metas profissionais. Tente ligar seu objetivo profissional com a posição que está se candidatando.

EX. Meu objetivo é trabalhar com crianças de comunidades que falam português onde poderei pôr em prática meus 10 anos de experiência como educadora da primeira infância no Brasil. (A posição é para early childhood educator assistant em um programa para crianças descendentes de portugueses).

Sua experiência com tarefas relacionadas com a função: Liste todas a tarefas que você sabe fazer e que são relacionadas com o trabalho que você está se candidatando. Você pode usar tarefas feitas em trabalho pago ou voluntário, ou mesmo tarefas relacionadas com hobbes. Por exemplo: gerenciamento de conta de social mídia no facebook, twitter e orkut. (Aqui no Canadá, a maior parte das empresas usa social mídia para promover eventos e produtos. A pessoa que tem essa habilidade tem um ponto extra na avaliação profissional).

Educação: Liste cursos que frequentou começando do diploma ou treinamento profissional mais recente. inclua o nome do curso, cidade e país em que atendeu. Escolas que frequentou da secundária para cima, os tipos de programas que atendeu, suas áreas de interesse, e os anos que levou para completar.

Liste seus certificados ou diplomas incluindo cursos rápidos como de computador, primeiros socorros, de pequenos consertos, ou qualquer outro treinamento que pode ser útil para o trabalho que você quer.

Experiência profissional: Liste as empresas em que trabalhou tanto como funcionário ou voluntário. Não se esqueça de colocar onde essas empresas estão localizadas (cidades e países), as datas (mês e ano de início e fim) em que você trabalhou e os cargos que exerceu.

Responsabilidades: Descreva as tarefas que cumpria começando das que tomou a maior parte do seu tempo ou que envolveu mais responsabilidade. Não ponha mais do que cinco tarefas ou obrigações para cada trabalho citado.

Experiência e habilidades extras: Use esta seção para incluir informação sobre as línguas que você fala, programas e softwares de computador que você conhece ou outras habilidades que estão relacionadas com o trabalho.

Este campo é mais relacionado a habilidades, coisas que aprende no decorrer de sua vida, como por exemplo, digitar, pintar, criar newsletters, até experiência de vida, dependendo do emprego conta. Por exemplo, alguém que vai se candidatar a um trabalho com crianças com necessidades especiais e tem um parente com alguma deficiência. Isto pode ser mencionado, por exemplo. Durante 4 anos ajudei minha irmã a cuidar de minha sobrinha com deficiência enquanto minha irmã frequentava a escola, tenho experiência relacionada à dieta especial, cuidado especial, técnicas para melhorar comportamento e etc. No caso em que haja muita informação, divida-a em diferentes seções com títulos específicos.

Interesses/Habilidades: Coloque aqui neste campo uma breve descrição de seus interesses e atividades que demonstre algo sobre você. Não esqueça de mencionar realizações ou prêmios que você recebeu e se tiver, sua experiência como voluntário.

Referências: Referência é alguém que pode confirmar seu caráter (e experiência profissional se for importante).

Alguns dos empregadores canadenses podem preferir referências canadenses. Pense cuidadosamente sobre quem pode ser sua referência e pergunte esta pessoa se ela concorda que você forneça o nome dela. Esta pessoa pode ser um antigo empregador, colega de trabalho ou amigo.

Apresente três referências em uma separada folha de papel (não coloque no résumé), escreva os nomes, endereços, e números de telefone. Apenas dê suas referências para um potencial empregador, quando lhe pedirem por isso. Mantenha sempre sua lista de referências atualizada. Se for possível, dê à pessoa que vai ser referência uma idéia do tipo de trabalho que você esta se candidatando e sempre os informe quando há uma possibilidade do empregador ligar para eles.

Lembre-se: Existem outros formatos de résumé. Para ver mais exemplos, visite o website do Service Canada’s Training & Careers. www.jobsetc.ca.

Como criar um Résumé resumetemplate1

LEAVE A REPLY

13 + cinco =