Muitas pessoas precisam ter a validação de seus diplomas para entrar no Mercado de trabalho canadense, portanto, esse artigo vai fornecer informação de onde e como fazer isso. Os procedimentos para avaliação e reconhecimento das qualificações profissionais obtidas fora do Canada irão depender do seguinte:

Sua intenção e entrar no Mercado de trabalho ou continuar seus estudos?

Sua profissão e regulamentada ou não regulamentada?

Qual a província ou território que quer viver?

Se sua profissão for regulamentada, o reconhecimento de suas credenciais (diplomas) será determinado pelo orgão regulador oficial na província ou território que escolheu para viver. O reconhecimento de credenciais para profissões não regulamentadas, fica a critério do empregador.

Entenda a diferença entre profissão regulamentada e não regulamentada. As regulamentadas são controladas pelas leis provinciais e territoriais e em alguns casos a nível federal e governadas por orgãos reguladores. Uma pessoa que deseja trabalhar em uma profissão regulamentada tem que ter uma licença ou certificado ou ser registrada no orgão regulador. Notem que uma profissão que pode ser regulamentada em uma província pode não ser em outra, tudo dependerá de sua pesquisa e da sua escolha do local para viver no Canada.

Uma profissão não regulamentada e uma ocupação que nao possui requerimento legal ou restrição de prática em relação a licenças, certificados e registros. A maioria das profissões no Canada fazem parte dessa categoria. Nesses casos,  em algumas profissões a participação em orgãos profissionais é voluntária. Normalmente, os candidatos à uma vaga em profissões não regulamentadas terá que demonstrar para os potenciais empregadores que possuem experiência e treinamento exigidos para o trabalho. Mesmo que uma profissão não seja regulamentada, os empregadores podem pedir um registro, licença, ou certificado em um orgão professional importante.

Para se registrarem em uma profissão regulamentada vocês precisam contactar o orgão regulador da província em que vivem para saber quais são os requerimentos. Para saber se uma profissão é regulamentada ou não consulte o NOC – que á a classificação nacional de ocupações ou consulte o seguinte website e explore sua profissão www.workingincanada.gc.ca.

No caso de profissões não regulamentadas, os requerimentos para trabalho podem variar entre específicos e gerais. Desde que a profissão não seja controlada por leis, fica á critério do empregador pedir o que ele acha necesssário para a função. Para saber se existe um orgão da província que emite certificado em sua profissão visite a seguinte pagina: http://www.cicic.ca/403/occupational-profiles-for-selected-trades-and=professions.canada

Para fazer á avaliação de suas credenciais obtidas no Brasil ou em outro país voce poderá escolher entre os seguintes orgãos:

Comparative Education Service – CES

Escola de Educação Contínua da Universidade de Toronto

Tel: 1 416 978-2400

Ou visite o web site http://learn.utoronto.ca/ces

World Education Services-Canada (WES)

Tel: 1 416 972-0070

Ou visite o web site http://www.wes.org.ca

 

International Credential Assessment Service of Canada – (ICAS)

Tel: 1 519 763-7282

Ou visite o web site http://www.icascanada.ca

 

Vale a pena ter as credenciais avaliadas no Canada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here