Assistência para familiares de brasileiro (a) falecido no Canadá

0
562

Essa semana nos deparamos com a noticia terrível da morte de uma turista brasileira que estava no Canadá há apenas uma semana. Como era de se esperar, muito sofrimento da família, sentimento de não saber o que fazer por se tratar de um pais diferente onde em muitos casos as pessoas enfrentam a barreira da língua.

O sentimento de desorientação está presente em qualquer caso de morte, tanto aqui quanto em qualquer outra parte do mundo. Contudo, quando estamos no nosso próprio país, as coisas se tornam um pouco mais fáceis por que entendemos as leis locais, temos mais suporte emocional dos familiares, e sempre tem alguém que oferece uma ajuda extra. Mas estando a milhares de quilômetros de distância a situação torna-se uma tormenta.

Essa semana nos deparamos com o caso de uma senhora que por fatalidade veio a falecer nessas terras geladas, apenas na companhia do filho. A família se sentiu sem forças por não saberem o quê e como fazer algo para liberar o corpo, traslado para o Brasil e outros assuntos burocráticos. Perguntamos ao Consulado como ele e acionado nesses casos e o que fazem.

Geralmente nesses casos quem aciona o consulado é a polícia, mas nesse caso dessa semana, como ela foi levada ao hospital e não estava só, a família e quem deve contatar os serviços consulares para conseguirem os documentos para liberação do corpo. O consulado também orienta os familiares aqui no Canadá e também no Brasil.

O custo normal de um enterro no Canadá e por volta de $15.000 dólares porque há muitas coisas sendo consideradas tais como, a urna, vestir e maquiar o corpo, homenagens e coisas do gênero. Para quem não esta preparado é uma despesa que pode afetar o orçamento de muitas famílias. No caso de uma cremação simples aqui no Canada, começa por volta $600 dólares e a cremação precedida por serviço funerário e fornecimento de todos os documentos incluindo atestado de óbito, custa por volta de $4.500 dólares e é a forma preferida pelos Canadenses.

Cremação direta é quando o falecido é retirado do local onde faleceu e transferido para o crematório para ser imediatamente cremado. Nesses casos não há serviço funerário precedendo à cremação mas uma vista rápida pelos familiares. As cinzas são entregues aos familiares alguns dias depois em uma urna básica. Sendo essa a forma mais barata, e os serviços podem ser contratados online, deixando a família no controle do processo memorial.

Para quem precisar dos serviços consulares para obter documentos para aliberação do corpo, consulte:

A Encarregada do Setor Consular  e a Vice Cônsul Angelica Pertille  no telefone (416)355-2210.  O Auxiliar  Administrativo David de Amaral no telefone (416) 355-2218 (faz contatos com o hospital, a polícia e com os familiares no Canada e no Brasil)

Aqui  estão os telefones do Setor de Atendimento

David Amaral 416 355-2218

Helenice Romero 416 355-2214

Maria Júlia Adsead 416 355-2228

Esperamos que ninguém precise desses serviços, e por favor notem que esses telefones fornecidos são para tratar apenas de assunto referente a morte de um quente querido no Canada.

LEAVE A REPLY

18 + 15 =