Adaptação houseHoje estava fazendo minha caminhada diária de 30 minutos e estava observando as casas que aqui são bem diferentes das casas do Brasil. As casas aqui não têm muros nem cercas, nem câmeras, nem alarmes (algumas têm), nem interfones. Quando vi essas casas pela primeira vez gostei muito delas e tive uma sensação de liberdade tão grande que há muito tempo eu havia perdido.

Porém quando passei a morar numa casa sem cercas, sem muros, sem câmeras e sem interfone, não conseguia dormir, estava constantemente com medo  que alguém tentasse entrar nela, ou que nos observassem pelas janelas e assim foi até que me acostumei a viver livre e sem medo.

Nós passamos a viver tão obcecados com segurança no Brasil que até sentimos falta desses aparatos quando não precisamos deles. Isso aconteceu comigo também quando eu saia nas ruas de Toronto. Demorei muito para deixar de abraçar minha bolsa com medo de alguém  tentasse tirá-la de mim.

Eu  morava em BH e as coisas por lá andavam bem selvagens em termo de violência, eu tinha medo até da minha sombra e levei algum tempo para me acostumar com as coisas por aqui que são bem mais tranquilas. É claro que este país tem violência mas em proporções mínimas se comparado com o Brasil. Hoje posso dizer que sei o que é viver livre do medo de ser atacada ou roubada.

Adoro as casas sem muros e os jardins lindos onde as pessoas não roubam as flores que o enfeitam. Mas como nem tudo são flores, a linda paisagem aqui não tem cheiro. Eu havia comentado com outras pessoas sobre isso e elas concordaram comigo. Quando você olha esses lindos jardins, rios, riachos, e parques, você não sente nenhum cheiro. Essa beleza toda parece apenas uma linda fotografia. Quando estou na natureza aqui me pergunto, porque não sinto o cheiro da terra molhada, do mato, das plantas, de folhas queimadas porque as vezes sinto que estou constantemente olhando para uma foto na revista. Eu me certifiquei disso quando fui aos Açores pela primeira vez e logo ao descer do avião o cheiro da natureza nos enebriou….cheiro de terra, de mato…aí que saudades do Brasil!!!

LEAVE A REPLY

dois × quatro =