Benefícios do Trabalho Voluntário volunteer20logo1

Benefícios do Trabalho Voluntário

Os benefícios do trabalho voluntário são muitos. Primeiro você se prepara para o mercado de trabalho, melhora seu inglês, recebe treinamento e para aqueles que recebem ajuda financeira do Ontario Works, trabalham um mínimo de duas horas por semana em organizações sem fins lucrativos, e recebem C$100.00 dólares de ajuda para transporte. Finalmente, através do trabalho voluntário você comprova experiência de trabalho canadense, tem oportunidade de se envolver e contribuir para sua comunidade, fazer amigos, e se fazer conhecido (network).

Nos escritórios do HRSDC (Human Resources and Skills Development Canada), você recebe assitência para encontrar cursos, colocação de trabalho e posições de trabalho voluntário relativas às suas habilidades e qualificações professionais. O website para maiores informações é www.hrsdc.gc.ca.

Para receber a ajuda de transporte do Ontario Works, você deve escolher e preencher o formulário para registrar como um trabalhador voluntário, pedir ao seu supervisor (volunteer coordinator) para enviar um fax ao gerente do seu caso, (OW case manager), informando que você é um voluntário da organização para que possa receber o vale transporte. Note que essa ajuda só pode ser recebida uma vez em um período de 12 meses.

Dicas de alguns lugares onde se pode encontrar um trabalho voluntário.

Organizações Contato Tipo de trabalho
CAIS – Centro de Adaptação e Integração Social Brasil-Canadá Info@caisbrasil.org 248 Ossington Avenue.

 

Todas sexta-feiras. Encontros das 18:30 ás 20:30h
Parkdale Community Information Centre 416-393-7689 Shanelle Actividades para levantar fundos
Grace Hospital 416-925-2251
YMCA Canada

email: services@ymca.ca

Webmaster: webmaster@ymca.ca

42 Charles Street East 6th floor

416-967-9622

Várias atividades relacionadas com saúde e bem-estar.
St. Josephs’s Health Centre 416-530-6000
Christie/Ossington Neighbourhood Centre 416-534-8941

416-516-8642

Cozinhar para a residência masculina
Canadian Red Cross

Website: www.redcross.ca

21 Randolph Avenue, Toronto

416-480-2500

Contate o escritório mais próximo para saber das atividades disponíveis
The Laughlen Centre 416-597-0373 Acompanhar residentes em cadeiras de rodas, fazer visitas, levá-los para sair.
The Scott Mission 416-923-8872 Centro de distribuição de comida e roupas, idosos, serve refeições para pessoas sem casa e outros
St. Johns Rehabilitation Hospital 416-226-6780 ext.7022
Loyola Arrupe 416-766-7977 Local para idosos, trabalho voluntário perfeito para quem não fala bem o inglês
Habitat Toronto www.torontohabitat.on.ca

38 St. Laurence St.

 

Várias atividades

Yorktown Community Centre 416-394-2424 Ext. 26 Ana Maria Ajudar no programa para pais.
Four Villages Health Centre 416-604-3361 Christine
Libraries Toronto Public Library
Volunteer Etobicoke 416-236-0683
Light the Night Walk

www.lightthenight.ca

Contate lara.panov@lls.org para ajudar com o planejamento da caminhada de 2011 Região do Ontário – Toronto

Nathan Phillips Square

Volunteer Toronto

www.volunteertoronto.ca

Para qualquer pessoa e em vários locais
Canadian Cancer Society

“Latir pela vida” um evento com cães contra o câncer.

Toronto@gmail.com contate para maiores detalhes
www.charityvillage.ca
Barbra Schlifer

www.schiliferclinic.com

 

Interpretes

West Toronto Services for seniors 80 Ward Street

416-653-3535

Ajudar idosos, ideal para quem não fala inglês bem.

Para finalizar, existem várias igrejas, mesquitas, e outras organizações religiosas. A escolha do local de trabalho voluntário é pessoal e depende dos interesses pessoais de cada um. É preciso ter em mente que a melhor maneira de se conseguir trabalho no Canadá na área e organização de seus sonhos é começar voluntariando. O trabalho voluntário deve ser visto como um trabalho pago onde temos deveres e responsabilidades e é quando você pode mostrar ao mercado de trabalho qual o seu perfil profissional. Invista nisto com tudo, mostre pontualidade, respeito, e compromisso com o que você voluntariamente se ofereceu para fazer.

 

36 COMMENTS

  1. Ola Suely,

    Meu nome é João Eduardo sou Brasileiro, trabalho como engenheiro no Brasil e estou indo para o Canadá , Toronto em Setembro.

    Ficarei 1 mês no pais estudando inglês.
    Aqui no Brasil sou voluntário na Junior Achievment e tambem tenho interesse em realizar algum tipo de trabalho voluntário neste pequeno periodo em Toronto.

    Adoro este tipo de atividade e tambem tenho certeza que ajudaria muito no desenvolvimento do meu inglês.
    Você acha possivel encontrar oportunidade como esta por um periodo como este que estarei em Toronto?

    Já tenho estadia, e escola definidos somente busco agora esta atividade.
    Ficarei grato caso possa me dar mais informações.
    Muito Obrigado!
    Atenciosamente

    João Ricarte

    • Oi Joao,
      Seja bem vindo ao Canada.
      Realmente um mes e pouco tempo. Geralmente o processo de selecao de voluntarios pode levar mais do que isso. O voluntariado aqui e levado bem a serio e o processo de selecao e o mesmo que para uma contratacao normal. Olha voce pode procurar o CAIS no 248 da Ossington Avenue, diga a eles que eu o indiquei. Eles sao brasileiros mas podem te dar dicas de onde ir para voluntariar por um periodo curto de tempo. O pessoal se reune toda sexta-feira de 18:30 as 20:30. Esse endereco e da St. Christopher House, o CAIS utiliza uma sala de reuniao deles. Voce pode visitar o website do CAIS tambem. http://www.caisbrasil.org
      Abracos e aproveite sua estada no Canada

      Suely

  2. Hi,
    Estou no Canadá – Toronto – a seis meses e depois de terminar meu curso de inglês, estou procurando um trabalho voluntário para desenvolver até o final de dezembro.
    Gostaria de contar com a orientação e auxílio de vocês da NewcomerCanada.

    Meu email – ajmalx@hotmail.com
    Obrigado

    • Oi Alexandre,
      Olha nao sei por quanto tempo vai ficar mas para voluntariar no Canada voce tera que se compremeter ao menos por tres meses. Tem outras instituicoes que podem precisar de pessoas para eventos, como por exemplo organizar festas para o Natal ou separar presentes. Vou verificar nos meus contatos e te falo o que tem disponivel. Obrigada por prestigiar meu blog. Voce pode inscrever seu email e recebera todos os meus artigos no seu email. Sou assistente social no Canada e ajudo pessoas recem chegadas ao pais. Abracos Suely

  3. Obrigada pela reportagem,muito boa mesmo.!
    Estou no seguro desemprego ,vou a escola,e quero fazer trabalho voluntario.
    Poderia me orientar ?Por favor?
    Que sua vida seja em amor; como tem demostrado,ao trabalho voluntario,seja voce uma bencao em tudo que tocar.
    Obrigada!

    • OI Manoela,
      Obrigada pelas palavras de incentivo. Uma boa opcao de voluntariado e procurar algo na area que voce quer trabalhar depois que terminar os estudos. Se voce esta no Canadauma bom lugar para encontrar oportunidades de trabalho voluntario e no http://www.charityvillage.com. Onde voce esta morando? Espero ter ajudado se quiser informacao mais especifica me diaga a rea que vai estudar. Abracos Suely

  4. Olá Suely,
    Estou estudando em Toronto há 3 meses, entendo muito bem o inglês mais ainda tenho um pouco de dificuldade em falar.
    No Brasil sempre trabalhei na área financeira(banco e empresas de médio porte) e no meu último ano no Brasil administrei uma loja de acessórios.
    Gostaria muito de fazer algum tipo de trabalho voluntário,você poderia me orientar nessa questão?
    Obrigado e Abraços.
    Natália

    • Oi Natalia,
      Obrigada por ter visitado o meu blog. Natalia para ser voluntaria dependera do tempo que vai ficar no Canada. Alguns lugares exigem um comitimento de ao menos 4 meses. Voluntariado aqui e como trabalho, voce tem que apresentar um resume a as vezes atender uma entrevista, por isso e importante saber quanto tempo vai ficar. Outro ponto e saber o seu campo profissional, voce tem alguma habilidade especial? como por exemplo e professora de danca ou qualquer coisa que seja, assim saberemos onde procurar um trabalho voluntario. O que pode fazer tambem e procurar em websites de agencias como a YMCA e procurar o icone de volunteer. Me fala sua profissao e quanto tempo vai ficar que posso te dar informacao mais precisa. Espero ter ajudado. Abracos Suely

  5. Olá! Devido às grandes dificuldades que se verificam em Portugal, eu e o meu marido (com o nosso filho de 5 anos) estamos a pensar tentar a nossa sorte no estrangeiro, o Canadá parece-nos uma boa escolha e estamos com uma vontade enorme em tentar… A questão é que temos algum receio sobre o que vamos encontrar, falamos Inglês mas temos que aperfeiçoar e desta maneira não sabemos bem como podemos conseguir encontrar emprego e quanto tempo em média pode demorar a encontrar…. Pode dar-nos algumas luzes???? O meu mail é sofiakoelho@live.com.pt
    Qualquer dica será bem vinda.
    Parabéns pelo site 🙂

  6. Olá,
    Sou Brasileiro,tenho 22 anos e gostaria de saber se seria possivel conseguir um work permit através de trabalho voluntário.Eu aplicaria para o visto aqui do Brasil,portanto,precisaria de uma job offer+LPO(Labour positive opinion) confirmando que a instituição é autirazada para contratar extrangeiro.
    Existem empresas levando brasileiros para trabalho remunerado com contrato de 2 anos nas areas de Hotelaria e Construção e fábricas em Toronto,porém cobram $3,000.00 (escondido) pois é ilegal cobrar do empregado.Se eu conseguisse um contato direto com empregador gastaria apenas com visto,seguro saúde e passagem aéria para chegar ai…já morei legalmente por 11 meses em Londres e por 2 anos nos EUA.Falo inglês fluentemente.
    Desde já grato,

    Matheus.

    • Ola Matheus,
      Primeiro obrigada por visitar meu blog e me mandar sua pergunta.
      Nao e possivel conseguir um work permit atraves de trabalho voluntario. O trabalho voluntario no Canada tambem e muito concorrido por causa dos milhares de imigrantes que chegam todos os anos. Atraves do voluntariado e que essas pessoas conseguem experiencia canadense que sem ela fica dificil conseguiur trabalho aqui, mesmo que tenham vasta experiencia nas suas profissoes.

      Essas pessoas que voce disse que cobram, fazem isso pois sabem que e muito dificil conseguir uma oferta de emprego. Como disse antes sao milhares de imigrantes chegando todos os anos e vindo ja com a residencia permanente, por que os empregadores vao gastar com oferta de emprego e se responsabilizarem por estrangeiros que nem sequer chegaram aqui se existem milhares deles prontos para trabalhar legalmente. Essa e a visao aqui.

      Conheci uma pessoa so que veio com uma oferta de emprego isso porque a pessoa que fez a oferta era amigo intimo dessa pessoa que veio e assim como tinha uma empresa fez a oferta ao amigo. Se voce conhece alguem que tenha uma empresa no Canada pode pedir a essa pessoa que lhe ofereca um emprego.

      Nao sei qual a sua profissao mas voce pode tentar o pedido de residencia permanente atraves do programa de trabalhador qualificado que leva por volta de 18 meses para sair. Mas voce e jovem e este tempo nao e tao longo. No processo eles dizem que precisa ter uma oferta de emprego, mas isso nao e obrigatorio, voce pode tentar mesmo que nao tenha uma oferta e ser aprovado para residencia permanente.

      Outra coisa que pode tentar e tirar um visto de estudante que lhe permite trabalhar algumas horas enquanto estuda no Canada, dessa forma, voce podera encontrar um patrao que goste do seu servico e lhe faca uma oferta de trabalho para ficar como trabalhador e nao mais estudante. Existe tambem o programa chamado Provincial Nominee Program. Nesse programa o patrao pede ao governo provincial para dar residencia permanente ao trabalhador. Conheco um caso so tambem. Quando saiu a residencia permanente saiu pra toda a familia desse trabalhador. Mas esse programa e muito burocratico e tem que pagar varias taxas. A esposa desse trabalhador e quem preparava os papeis e o empregador so assinava e o dinheiro das taxas saia do bolso do empregado. Mas valeu a pena.

      Espero ter ajudado

      Obrigada de novo por visitar meu blog

      Suely

  7. Olá Suely

    Sou policial, casado, minha esposa é arquiteta estamos com um desejo enorme de morar em toronto, queria algumas dicas de passo a passo o que devemos fazer, se voce tem alguem para nos indicar aqui no Brasil-Curitiba, para que possamos começar a por em prática nosso sonho. show de bola seu site. Grato ricardokusch@hotmail.com

    • Oi Ricardo,
      Primeiro muito obrigada por ter visitado meu blog.
      O meio mas adeuqado para seu caso em meu ver e o processo residencia permanente atraves do programa de “skilled worker”, traalhador qualificado. Voce tem que acessar o website da imigracao do Canada para saber quais a profissoes que estao na lista. O website e http://www.cic.gc.ca e tambem o nivel de ingles e muito importante.
      Nao conheco ninguem em Curitiba mas existe aqui uma moca portuguesa que ajuda os brasileiros.

  8. Ola,
    Estou em Toronto para estudar inglês por 6 meses.Gostaria de ocupar meu tempo fora de sala de aula com algum tipo de atividade voluntária. Como sou formada na área de jornalismo me indicaram o programa da Roger television, mas só o processo de seleção lá demoram 6 meses…
    Gostaria muito de trabalhar voluntariamente durante minhas estadia aqui.
    O que vocês me sugerem? Não precisa ser, necessariamente, na área de comunicação.

    Obrigada

    • Oi Liane, obrigada por me mandar sua pergunta e visitar meu blog.
      Referente a trabalho voluntario sera um pouco dificil pois geralmente eles exigem um compromisso minimo de tempo. E em seu caso vai ficar aqui so 6 meses. O que pode tentar e um voluntariado em eventos por exemplo. Existe tambem a revista Brasil News e o website OiToronto. No Oitoronto voce pode escrever artigos sob o ponto de vista de um estudante por exemplo. Sei que eles aceitam voluntarios e podera obter uma carta comprovando atividade voluntaria. O website e http://www.oitoronto.ca

      Espero ter ajudado.

      Abracos

  9. Bom Dia !! Meu nome é Leila, sou enfermeira formada. No momento estou fazendo uma especialização em Saúde Pública do tipo residência; é teoria e prática dentro dos serviços de saúde. Nesta especialização tenho a possibilidade de fazer 2 meses de estágio prático em qualquer lugar da minha preferência. Pensei em fazer este estágio prático no Canadá para conhecer o sistema de saúde universal que é bastante elogiado pelos brasileiros. Não sei por onde começo a fazer os meus contatos, pois não conheço ninguém ligado a saúde pública do Canadá. Preciso contatar pessoas ligadas à serviços de saúde porque vou precisar do aceite de algum serviço e agilizar a papelada para o visto de estudante. Todas as despesas correrão por minha conta e o trabalho que farei pode ser até em caráter voluntário ou só de observação.

    • Ola Leila,
      Eu acredito que esse tipo de estagio nao e facil por aqui, a nao ser que voce esteja em uma escola de enfermagem canadense. A profissao de enfermagem e regulamentada no Canada o que torna mais dificil a ingressao de enfeirmeiros formados no exterior. Contudo nao e impossivel.
      Va no link que coloquei abaixo que e do orgao que regulamenta a profissao de enfermagem, leia o website de pe a cabeca pois com certeza eles teem algum tipo de informacao a esse respeito. Procure por foreign nurses ou internationally trained nurses.

      Sei que o que existe aqui e o fellowship, esse voce deve se candidatar nos websites das universidades de enfermagem. No site abaixo voce vai encontrar o nome de todas as instituicoes legais para administrar o curso de enfermagem no Ontario. Procure pelos websites das universidades e la procure por fellowship. Eu sei que o fellowship pode durar 01 ano e nesse caso o fellow e pago pelo treinamento.
      Espero ter ajudado.

      Suely
      http://www.cno.org/

      • Obrigada pelo breve retorno Suely, talvez eu não tenha me expressado bem. Eu pretendo ir para ser uma observadora somente; não pretendo atuar profissionalmente. Pensas que mesmo assim terei dificuldades em acessar algum serviço para fazer esta observação? E não serei eu a fazer este contato e sim a escola onde estou cursando a pós-graduação. Conheces alguém da área da enfermagem com quem eu poderia trocar uma idéia? Um abraço, Leila.

        • Oi Leila,
          Infelizmente nao conheco nenhuma enfermeira brasileira no Canada so personal support worker. Enfermagem e uma profissao regulamentada e portanto muito dificil entrar quando se tem formacao no exterior. Enfermagem e medicina estao nos mesmos parametros aqui no Canada. Eu entendo que voce esta querendo fazer o que aqui chamamos de shadowing, acredito que nao sera facil por causa das leis de confidencialidade e privacidade dos pacientes. Voce deve contatar a college de nurses e enviar um email perguntando sobre a possibilidade de fazer um shadowing. Se eu souber de alguma enfermeira brasileira te informo.

          Abracos

          Suely

  10. OI Suely, vou para Oakville, a turismo e gostaria de saber informações sobre cursos de inglês, de mais ou menos 1 mês para turistas. Obrigada, Ludmila.

  11. Suely, gostaria de saber se há exigência de limite de idade para trabalho voluntário no Canadá. Tenho 55 anos, estou aposentada e gostaria de estudar inglês em Toronto enquanto isso poderia prestar trabalho voluntário. Agradeço pela atenção.
    Lila

    • Oi Lila,
      Nao ha limites nao o unico problema que e necessario compromisso de um prazo, que dependera de cada organizacao. dependera de quanto tempo ira ficar. Acredito que por vir como estudantes nao podera trabalhar diretamente com idosos, criancas e jovens pois aqui e necessario um atestado de nada consta para trabalhar com a populacao vulneravel.
      Espero ter ajudado

      Suely

  12. Suely, muito bacana o blog e úteis as informações. Irei para Toronto no final de Julho e pretendo ficar por seis meses, as dicas aqui encontradas estao me dando um norte. Obrigado, Cleber

  13. Srª Suely, boa tarde. Irei para o Canadá no dia 15/09 (Toronto) estudar (visto de estudante e trabalho). Sou graduando em farmácia e aprecio a interação e contato com as pessoas quanto a promoção da qualidade de vida, diálogo… Possuo considerável interesse em trabalhar como voluntário. Na oportunidade, gostaria de solicitar ajuda quanto ao processo de procura de algum lugar para morar em Toronto (homestay). Grato.

  14. Olá Suely tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo seu blog, e obrigada pelas informações.
    Sou formada em Sistemas de Informação e tenho especialização em gerenciamento de projetos. Tenho planos de ir para Toronto o próximo ano e ficar um ano estudando e penso em conseguir algum trabalho voluntário. Eu trabalhei com crianças e adolescentes durante 4 anos fazendo diversas atividades, como artesanato, culinária, reforço escolar etc. Você acha que esta experiência facilita para eu conseguir conquistar um trabalho voluntário? pode me explicar melhor como é o processo de seleção?
    Muito Obrigada
    Patrícia

  15. Ola Suely!! Gostaria de uma orientação por gentileza. Estou na minha terceira semana no Canada e gostaria de realizar algum trabalho voluntário se possível. Ficarei aqui ate o dia 17 de Julho. Sou formada em Psicologia e tenho interesse na área social… crianças e idosos… ou mesmo algo para administração… Estou em Toronto, se puder me ajudar. Agradeco muito.

    Abraco,
    Jaqueline

  16. Olá.
    Estou indo para o Canadá agora em outubro, vou ficar até final de janeiro, gostaria de fazer algum trabalho voluntário nesse período. Sabe me dizer o que posso fazer para dar andamento nisso ?

LEAVE A REPLY

dezesseis − 2 =